Português - Adjetivos Ideal para 6 ano

                                                 O VILARES
Havia, no colégio, três companheiros desagradáveis. Um deles era o Vilares. Menino forte, cara bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as sobrancelhas autoritariamente.
Parecia ter nascido para senhor do mundo.
No recreio queria dirigir as brincadeiras e mandar em todos nós. Se a sua vontade não predominava, acabava brigando e desmanchava o brinquedo.
Simplesmente insuportável. Ninguém, a não ser ele, sabia nada; sem ele talvez não existisse o mundo.
Vivia censurando os companheiros, metendo-se onde não era chamado, implicando com um e com outro, mandando sempre. (…)
Não tinha um amigo. A meninada do curso primário movia-lhe a guerra surda. E, um dia, os mais taludos se revoltaram e deram-lhe uma sova.
Foi um escândalo no colégio. O vigilante levou-os ao gabinete do diretor. O velho Lobato repreendeu-os fortemente. Mais tarde, porém, chamou o Vilares e o repreendeu também.
Eu estava no gabinete e ouvi tudo.
- É necessário mudar esse feitio, menino. Você, entre os seus colegas, é uma espécie de galo de terreiro. Quer sempre impor a sua vontade, quer mandar em toda a gente. Isso é antipático. Isso é feio. Isso é mau. Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa do que numa estrada cheia de pedras e buracos. Você, com essa maneira autoritária, está cavando buracos e amontoando pedras na estrada de sua vida.
E, continuando:
- Você gosta de mandar. Mas é preciso lembrar-se de que ninguém gosta de ser mandado. Desde que o mundo é mundo, a humanidade luta para ser livre. O sentimento de liberdade nasce com o homem e do homem não sai nunca. É um sentimento tão natural, que os próprios irracionais o possuem. E louco será, meu filho, quem tiver a pretensão de modificar sentimentos dessa ordem. Ou você muda de feitio, ou você muito terá que sofrer na vida.  (VIRIATO CORREA.)

Após a leitura do texto responda às questões:
1. Assinale a alternativa que combina com o texto.
a. (   ) O texto é sério, porque relata um acontecimento desagradável.
b. (   ) É formativo porque, através do diretor do colégio, mostra como se deve corrigir um comportamento reprovável.
c. (   ) É um texto cômico, engraçado.

2. Quais são as personagens do texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Assinale a alternativa correta:
a. (   ) O narrador não é personagem do texto.
b. (   ) O narrador é personagem do texto, porque ele se inclui entre as pessoas que participam da história.
c. (   ) Não existe narrador nesta história.

4. Quem é o protagonista, isto é, o personagem principal da história?
__________________________________________________________________________________________________________________________________

5. O autor descreve o Vilares informando algumas características dele. Transcreva a parte do texto em que o narrador descreve os aspectos físicos do Vilares.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.Circule, de acordo com o texto, entre as características psicológicas dadas abaixo, as que se encaixam no personagem Vilares.
Humilde – briguento – metido – tolerante – sabichão – insuportável – cordial – bondoso – autoritário – implicante – simpático – antipático – desagradável – egoísta – quieto

7. No texto, o diretor usou três frases para caracterizar o autoritarismo do Vilares. Assinale-as:
a. (   ) “… é uma espécie de galo de terreiro.”
b. (   ) “Caminha-se mais facilmente numa estrada lisa”.
c. (   ) “Quer sempre impor a sua vontade.”
d. (   ) “… quer mandar em toda a gente.”
e. (   ) “… ninguém gosta de ser mandado.
8. Que outro título você daria ao texto?
_________________________________________________________________
9. Assinale as alternativas que resumem as mensagens do texto:
a. (   ) A convivência com uma pessoa autoritária é desagradável.
b. (   ) A meninada da escola costuma mover guerra surda.
c. (   ) Os diretores são autoritários em suas repreensões.
d. (   ) As pessoas têm um forte sentimento de liberdade e geralmente não aceitam as imposições das pessoas autoritárias e mandonas.
10. Faça uma pequena redação  que tenha o mesmo assunto do texto que você acabou de ler.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11) Complete a explicação dos adjetivos destacados conforme o exemplo: 


Exemplo: Letra ilegível - Letra que não se consegue ler

a) Recado incompreensível.
________________________________________________________________
b) Manda invisível a olho nu.
________________________________________________________________
c) Desculpa inaceitável.
_______________________________________________________________
d) Reunião inadiável.
_______________________________________________________________
e) História inacreditável.
_______________________________________________________________
f. Raiva incontrolável.
________________________________________________________________ 

12) Escreva os adjetivos que podem substituir as explicações a seguir conforme o exemplo.

Exemplo: Fato que não se consegue explicar. = Fato inexplicável.

a) Fortaleza que não se pode destruir.
________________________________________________________________
b) Afirmação que não se pode discutir.
________________________________________________________________
c) Tesouro que não se pode esgotar.
_______________________________________________________________
d) Animal que não se consegue domar.
________________________________________________________________
e) História que não se consegue esquecer.
________________________________________________________________
f) Calor que não se consegue suportar.
________________________________________________________________
13) Amplie as frases, usando os adjetivos indicados. Associe esses adjetivos aos substantivos que achar adequados, variando-os em número e gênero conforme a necessidade. Veja o exemplo.
Exemplo:
A nave voava pelo universo. (infinito/pequeno)
A pequena nave voava pelo universo infinito.

a) Uma turma de turistas embarcou nesse trem. (moderno/numeroso)
________________________________________________________________________________________________________________________________
b) As estrelas pareciam pequenos pontos no céu. (distante/luminoso)
_________________________________________________________________________________________________________________________________
c) O jardineiro cuidava das flores do jardim da escola. (colorido/velho)
__________________________________________________________________________________________________________________________________
d) A menina mora com os pais nessa casa. (japonês/pequeno)
_________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Um grupo de crianças brincava na piscina do clube. (grande/alegre)
_________________________________________________________________________________________________________________________________
f) Vi dois gatinhos tomando sol na janela da sala. (branco/grande)
________________________________________________________________________________________________________________________________

14) Sublinhe e classifique os adjetivos presentes nas frases abaixo, informando se eles são simples ou compostos. 

a) A seleção brasileira vai jogar na Europa.
_________________________________________________________________
b) Um cantor norte-americano vai se apresentar no Brasil.
_________________________________________________________________

c) Nosso time tem uma camisa alvinegra.
________________________________________________________________
d) Ele comprou uma paletó azul-marinho.
_______________________________________________________________
e) Ele é um homem gentil e educado.
________________________________________________________________
15. Leia a tira.
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMp9IDpvywoMTBZwr3_KXg59i7eALFcWEkoswLTQfB8RmWiekfwepMLOJ7sXXlzLmzO3_84_xt_DOaOD0Vius1n5UVLQtSikvq6MVw7cnwdkt9NOYWNhaFMdYd7BGH7Jx7uDUIA3eCWls/s640/digitalizar0001.jpg

a) Destaque todos os adjetivos presentes na tira.
_________________________________________________________________
b) Quais desses adjetivos são uniformes?
_______________________________________________________________

16) Identifique os adjetivos das frases abaixo:
A) Acho que estou em um lugar abandonado.
B) A garota usou todos os sentidos para descobrir que estava angustiada porque estava em um quarto mofado.
C) Sentiu que estava dormindo sobre algo áspero e enrugado.
D) Ficou abandonado em algum lugar, numa superfície plana.
17) Transforme as locuções adjetivas em adjetivos.
A) Ambiente de família ________________________________________________
B) Amor de irmã _____________________________________________________
C) Revista do mês ____________________________________________________
D) Linguagem do homem ______________________________________________
E) Doença do coração _________________________________________________
F) Festas de junho _______________________________________________________
18) Forme adjetivos a partir dos substantivos abaixo:
Contágio ____________     luxo_______________
Honra ______________     fama_______________
Charme_____________    amor_______________
Chuva ______________  poder_______________
Medo______________    valor________________
Perigo______________   dúvida_______________
19) Complete as frases com adjetivos pátrios.
A) Quem nasce em Portugal é _____________________________
B) Quem nasce no Brasil é ________________________________
C) Quem nasce em São Paulo é ____________________________
D) Quem nasce no Canadá é ______________________________
E) Quem nasce no Japão é _______________________________
20. Nas frases abaixo, coloque dentro dos parênteses, a letra que indica a classificação das palavras em negrito:
A - numeral cardinal
B - numeral ordinal
C - numeral multiplicativo
D - numeral fracionário
E - numeral coletivo
1. (   ) José chegou ao aeroporto, duas horas depois de o avião ter decolado.
2. (   ) Consegui a vigésima terceira classificação no concurso de contos da escola.
3. (   ) Ainda resta metade da torta.
4. (   ) Ele trabalhou o dobro do que havia planejado.
5. (   ) Recebi um doze avos do meu salário.
6. (   ) Ele recebeu dois terços da herança paterna.
7. (   ) Vendi duas dúzias de ovos.
21. Escreva, por extenso, o número ou as expressões dadas entre parênteses, empregando os vários tipos de numerais.
a. Só consegui terminar _________________ (1/4) do bordado.
b. Maria trabalhou o _____________ (duas vezes mais) do que trabalhou sua irmã.
c. Apliquei _________________ (3/12) do meu salário na poupança.
d. Comprei o mesmo tecido por ______________ (1/3) do preço que você pagou.
e. Pedi a ele que trouxesse o _________________(1o.) jornal que encontrasse.
f. O padre João convocou os fiéis para rezar a ______________(9).
g. Ganhei duas ________________(12) de rosas.
22. Escreva os números por extenso observando o gênero e/ou o número a ser usado:
a) Para prestar queixa, compareçam ao 51o Distrito Policial.
b) Uma inflação de 40% ao mês pode resultar em 1.500% ao ano.
c) O organismo humano começa a degradar-se numa altitude de 6.000 m devido à pequena quantidade de oxigênio no ar.
d) Com ventos a 60 km/h, uma temperatura de -20º C transforma-se em -50º C.
23. Analise o contexto da frase em que a palavra em destaque foi empregada e responda se é artigo indefinido ou numeral.
a) Acabou comprando só um quilo de carne, tão assustado ficou com o preço.
b) Comprou um produto qualquer da cesta básica para doar à campanha.
c) O departamento de vendas precisa de um funcionário bem desinibido.
d) O departamento de vendas precisa apenas de um funcionário.
24. Escreva os números por extenso, colocando os substantivos no plural. Flexione os numerais quando for o caso.
a)     3 pão ______________________________
b)     12 porco____________________________
c)     14 papel ____________________________
d)     660 grama __________________________
e)     1.001 razão _________________________
f)      2.222 mulher _________________________
25. Escreva por extenso os numerais cardinais indicados entre parênteses:
a) Ato (3) ___________________________________
b) Capítulo (11) _______________________________
c) Luís (14) __________________________________
d) Século (19) ________________________________
e) São (3)__________horas do dia (24) ______________ de setembro de(1956) ____________________
f) Brasília festejou seu (50) __________________ aniversário de fundação.
26. Marque a alternativa que indica em qual classificação do pronome se encaixa a palavra grifada:
“Perto de casa havia um barbeiro que me conhecia de vista.”
a. (   ) indefinido           b. (   ) possessivo       c. (   ) interrogativo         d. (   ) pessoal oblíquo
27. Complete as lacunas com os pronomes oblíquos que substituam corretamente os de dentro dos parênteses (o, a, os, as, lhe, lhes) fazendo as modificações necessárias:
a. Dedico ________ um carinho especial. (a eles)
b. Enganaram _______ com certa facilidade. (ele)
c. Pretendo dizer ________ algumas verdades. (a elas)
d. Os deveres, fiz _________ com atenção. (eles)
e. Se precisares do material de desenho, manda buscar _________ (ele)
f. Mandei _______ flores. (a você)
g. A professora fez _________ devolver a caneta. (ela)
28. Preencha, corretamente, as lacunas com os pronomes eu ou mim:
a. Entregou o presente para ________
b. Esta fruta é para ______ comer?
c. Você nada poderá fazer por _______, infelizmente.
d. De ________ depende seu trabalho.
e. Isto é para _______ fazer amanhã cedo.
29. Escolha os pronomes demonstrativos (este(s), esta(s), esse(s), essa(s), aquele(s), aquela(s), aquilo) que preencham adequadamente as frases:
a) O diretor agarrou o conselheiro e disse-lhe _______ palavras: “Seu desempenho se tornou abominável.”
b) _______ notícia que ele propagou ontem pela manhã foi divulgada no jornal de ontem.
c) Divertimo-nos muito no ano passado. O motivo foi _________________ viagem que fizemos ao exterior.
d) Saí com meu filho mais novo e apresentei-o a um amigo, dizendo-lhe: “_________ é Fabiano.”
30. Coloque o número dentro do parêntese após cada palavra grifada indicando a sua classificação correta:
1. pronome pessoal          2. pronome demonstrativo      3. pronome possessivo
4. pronome indefinido    5. pronome interrogativo         6. pronome de tratamento
a) A sua (   ) memória é ótima!
b) Pensou que eu (   ) não estivesse em pleno gozo de minhas (   ) faculdades mentais.
c) Nada (   ) em teu ( ) organismo funciona direito.
d) Está sempre doente e este (   ) remédio não a (   ) cura.
e) Quem (   ) deu tal (   ) recado para ele (   )?
f) Para aquela (   ) mulher adoentada qualquer (   ) conforto é suficiente.
g) Quantos (   ) vivem aqui? Isto (   ) é um fim de mundo.
h) Vossa Senhoria (   ) não merece consideração.



Comentários

Postagens mais visitadas