Português - Adjetivos Ideal para 6 ano
O VILARES
Havia,
no colégio, três companheiros desagradáveis. Um deles era o Vilares. Menino
forte, cara bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir as
sobrancelhas autoritariamente.
Parecia
ter nascido para senhor do mundo.
No
recreio queria dirigir as brincadeiras e mandar em todos nós. Se a sua vontade
não predominava, acabava brigando e desmanchava o brinquedo.
Simplesmente
insuportável. Ninguém, a não ser ele, sabia nada; sem ele talvez não existisse
o mundo.
Vivia
censurando os companheiros, metendo-se onde não era chamado, implicando com um
e com outro, mandando sempre. (…)
Não
tinha um amigo. A meninada do curso primário movia-lhe a guerra surda. E, um
dia, os mais taludos se revoltaram e deram-lhe uma sova.
Foi um
escândalo no colégio. O vigilante levou-os ao gabinete do diretor. O velho
Lobato repreendeu-os fortemente. Mais tarde, porém, chamou o Vilares e o
repreendeu também.
Eu
estava no gabinete e ouvi tudo.
- É
necessário mudar esse feitio, menino. Você, entre os seus colegas, é uma
espécie de galo de terreiro. Quer sempre impor a sua vontade, quer mandar em
toda a gente. Isso é antipático. Isso é feio. Isso é mau. Caminha-se mais
facilmente numa estrada lisa do que numa estrada cheia de pedras e buracos.
Você, com essa maneira autoritária, está cavando buracos e amontoando pedras na
estrada de sua vida.
E,
continuando:
- Você
gosta de mandar. Mas é preciso lembrar-se de que ninguém gosta de ser mandado.
Desde que o mundo é mundo, a humanidade luta para ser livre. O sentimento de
liberdade nasce com o homem e do homem não sai nunca. É um sentimento tão
natural, que os próprios irracionais o possuem. E louco será, meu filho, quem
tiver a pretensão de modificar sentimentos dessa ordem. Ou você muda de feitio,
ou você muito terá que sofrer na vida.
(VIRIATO CORREA.)
Após a
leitura do texto responda às questões:
1.
Assinale a alternativa que combina com o texto.
a.
( ) O texto é sério, porque relata um
acontecimento desagradável.
b.
( ) É formativo porque, através do
diretor do colégio, mostra como se deve corrigir um comportamento reprovável.
c.
( ) É um texto cômico, engraçado.
2. Quais
são as personagens do texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
Assinale a alternativa correta:
a.
( ) O narrador não é personagem do
texto.
b.
( ) O narrador é personagem do texto,
porque ele se inclui entre as pessoas que participam da história.
c.
( ) Não existe narrador nesta história.
4. Quem
é o protagonista, isto é, o personagem principal da história?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
5. O
autor descreve o Vilares informando algumas características dele. Transcreva a
parte do texto em que o narrador descreve os aspectos físicos do Vilares.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.Circule,
de acordo com o texto, entre as características psicológicas dadas abaixo, as
que se encaixam no personagem Vilares.
Humilde
– briguento – metido – tolerante – sabichão – insuportável – cordial – bondoso
– autoritário – implicante – simpático – antipático – desagradável – egoísta –
quieto
7. No
texto, o diretor usou três frases para caracterizar o autoritarismo do Vilares.
Assinale-as:
a.
( ) “… é uma espécie de galo de
terreiro.”
b.
( ) “Caminha-se mais facilmente numa
estrada lisa”.
c.
( ) “Quer sempre impor a sua vontade.”
d.
( ) “… quer mandar em toda a gente.”
e.
( ) “… ninguém gosta de ser mandado.
”
8. Que
outro título você daria ao texto?
_________________________________________________________________
9.
Assinale as alternativas que resumem as mensagens do texto:
a.
( ) A convivência com uma pessoa
autoritária é desagradável.
b.
( ) A meninada da escola costuma mover
guerra surda.
c.
( ) Os diretores são autoritários em
suas repreensões.
d.
( ) As pessoas têm um forte sentimento
de liberdade e geralmente não aceitam as imposições das pessoas autoritárias e
mandonas.
10. Faça
uma pequena redação que tenha o mesmo
assunto do texto que você acabou de ler.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11)
Complete a explicação dos adjetivos destacados conforme o exemplo:
Exemplo: Letra ilegível - Letra que não se consegue ler
a) Recado incompreensível.
________________________________________________________________
b) Manda invisível a
olho nu.
________________________________________________________________
c) Desculpa inaceitável.
_______________________________________________________________
d) Reunião inadiável.
_______________________________________________________________
e) História inacreditável.
_______________________________________________________________
f. Raiva incontrolável.
________________________________________________________________
12) Escreva os adjetivos que podem substituir as explicações a seguir
conforme o exemplo.
Exemplo: Fato que não se consegue explicar. = Fato inexplicável.
a) Fortaleza que não se pode destruir.
________________________________________________________________
b) Afirmação que não se pode discutir.
________________________________________________________________
c) Tesouro que não se pode esgotar.
_______________________________________________________________
d) Animal que não se consegue domar.
________________________________________________________________
e) História que não se consegue esquecer.
________________________________________________________________
f) Calor que
não se consegue suportar.
________________________________________________________________
13) Amplie as frases,
usando os adjetivos indicados. Associe esses adjetivos aos substantivos que
achar adequados, variando-os em número e gênero conforme a necessidade. Veja o
exemplo.
Exemplo:
A nave voava pelo universo. (infinito/pequeno)
A pequena nave voava pelo universo infinito.
a) Uma turma de turistas embarcou nesse trem.
(moderno/numeroso)
________________________________________________________________________________________________________________________________
b) As estrelas pareciam pequenos pontos no céu. (distante/luminoso)
_________________________________________________________________________________________________________________________________
c) O jardineiro cuidava das flores do jardim da escola.
(colorido/velho)
__________________________________________________________________________________________________________________________________
d) A menina mora com os pais nessa casa.
(japonês/pequeno)
_________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Um grupo de crianças brincava na piscina do clube.
(grande/alegre)
_________________________________________________________________________________________________________________________________
f) Vi dois gatinhos tomando sol na janela da sala.
(branco/grande)
________________________________________________________________________________________________________________________________
14) Sublinhe e classifique os adjetivos presentes nas frases abaixo,
informando se eles são simples ou compostos.
a) A seleção brasileira vai jogar na Europa.
_________________________________________________________________
b) Um cantor norte-americano vai se apresentar no Brasil.
_________________________________________________________________
c) Nosso time tem uma camisa alvinegra.
________________________________________________________________
d) Ele comprou uma paletó azul-marinho.
_______________________________________________________________
e) Ele é um homem gentil e educado.
________________________________________________________________
15. Leia a
tira.
a) Destaque todos os adjetivos presentes na tira.
_________________________________________________________________
b) Quais desses adjetivos são uniformes?
_______________________________________________________________
16) Identifique os adjetivos das
frases abaixo:
A) Acho que estou em um lugar abandonado.
B) A garota usou todos os sentidos
para descobrir que estava angustiada porque estava em um quarto mofado.
C) Sentiu que estava dormindo sobre
algo áspero e enrugado.
D) Ficou abandonado em algum lugar,
numa superfície plana.
17) Transforme as locuções adjetivas
em adjetivos.
A) Ambiente de família
________________________________________________
B) Amor de irmã
_____________________________________________________
C) Revista do mês
____________________________________________________
D) Linguagem do homem
______________________________________________
E) Doença do coração
_________________________________________________
F) Festas de junho
_______________________________________________________
18) Forme adjetivos a partir dos
substantivos abaixo:
Contágio ____________ luxo_______________
Honra ______________ fama_______________
Charme_____________ amor_______________
Chuva ______________ poder_______________
Medo______________ valor________________
Perigo______________ dúvida_______________
19) Complete as frases com adjetivos
pátrios.
A) Quem nasce em Portugal é
_____________________________
B) Quem nasce no Brasil é
________________________________
C) Quem nasce em São Paulo é
____________________________
D) Quem nasce no Canadá é ______________________________
E) Quem nasce no Japão é
_______________________________
20. Nas frases abaixo, coloque dentro
dos parênteses, a letra que indica a classificação das palavras em negrito:
A - numeral cardinal
B - numeral ordinal
C - numeral multiplicativo
D - numeral fracionário
E - numeral coletivo
1. (
) José chegou ao aeroporto, duas horas depois de o avião ter decolado.
2. (
) Consegui a vigésima terceira classificação no concurso de contos da
escola.
3. (
) Ainda resta metade da torta.
4. (
) Ele trabalhou o dobro do que havia planejado.
5. (
) Recebi um doze avos do meu salário.
6. (
) Ele recebeu dois terços da herança paterna.
7. (
) Vendi duas dúzias de ovos.
21. Escreva, por extenso, o número ou
as expressões dadas entre parênteses, empregando os vários tipos de numerais.
a. Só consegui terminar
_________________ (1/4) do bordado.
b. Maria trabalhou o _____________
(duas vezes mais) do que trabalhou sua irmã.
c. Apliquei _________________ (3/12)
do meu salário na poupança.
d. Comprei o mesmo tecido por
______________ (1/3) do preço que você pagou.
e. Pedi a ele que trouxesse o
_________________(1o.) jornal que encontrasse.
f. O padre João convocou os fiéis para
rezar a ______________(9).
g. Ganhei duas ________________(12) de
rosas.
22. Escreva os números por extenso
observando o gênero e/ou o número a ser usado:
a) Para prestar queixa, compareçam ao
51o Distrito Policial.
b) Uma inflação de 40% ao mês pode
resultar em 1.500% ao ano.
c) O organismo humano começa a degradar-se
numa altitude de 6.000 m devido à pequena quantidade de oxigênio no ar.
d) Com ventos a 60 km/h, uma
temperatura de -20º C transforma-se em -50º C.
23. Analise o contexto da frase em que
a palavra em destaque foi empregada e responda se é artigo indefinido ou
numeral.
a) Acabou comprando só um quilo de
carne, tão assustado ficou com o preço.
b) Comprou um produto qualquer da
cesta básica para doar à campanha.
c) O departamento de vendas precisa de
um funcionário bem desinibido.
d) O departamento de vendas precisa
apenas de um funcionário.
24. Escreva os números por extenso,
colocando os substantivos no plural. Flexione os numerais quando for o caso.
a)
3 pão ______________________________
b)
12 porco____________________________
c)
14 papel ____________________________
d)
660 grama __________________________
e)
1.001 razão _________________________
f)
2.222 mulher _________________________
25. Escreva por extenso os numerais
cardinais indicados entre parênteses:
a) Ato (3) ___________________________________
b) Capítulo (11)
_______________________________
c) Luís (14)
__________________________________
d) Século (19)
________________________________
e) São (3)__________horas do dia (24)
______________ de setembro de(1956) ____________________
f) Brasília festejou seu (50)
__________________ aniversário de fundação.
26. Marque a
alternativa que indica em qual classificação do pronome se encaixa a palavra
grifada:
“Perto de casa havia
um barbeiro que me conhecia de vista.”
a. ( )
indefinido b.
( ) possessivo c. (
) interrogativo d.
( ) pessoal oblíquo
27. Complete as
lacunas com os pronomes oblíquos que substituam corretamente os de dentro dos
parênteses (o, a, os, as, lhe, lhes) fazendo as modificações necessárias:
a. Dedico ________
um carinho especial. (a eles)
b. Enganaram _______
com certa facilidade. (ele)
c. Pretendo dizer
________ algumas verdades. (a elas)
d. Os deveres, fiz
_________ com atenção. (eles)
e. Se precisares do
material de desenho, manda buscar _________ (ele)
f. Mandei _______
flores. (a você)
g. A professora fez
_________ devolver a caneta. (ela)
28. Preencha,
corretamente, as lacunas com os pronomes eu ou mim:
a. Entregou o
presente para ________
b. Esta fruta é para
______ comer?
c. Você nada poderá
fazer por _______, infelizmente.
d. De ________
depende seu trabalho.
e. Isto é para
_______ fazer amanhã cedo.
29. Escolha os
pronomes demonstrativos (este(s), esta(s), esse(s), essa(s), aquele(s), aquela(s), aquilo)
que preencham adequadamente as frases:
a) O diretor agarrou
o conselheiro e disse-lhe _______ palavras: “Seu desempenho se tornou
abominável.”
b) _______ notícia
que ele propagou ontem pela manhã foi divulgada no jornal de ontem.
c) Divertimo-nos
muito no ano passado. O motivo foi _________________ viagem que fizemos ao
exterior.
d) Saí com meu filho
mais novo e apresentei-o a um amigo, dizendo-lhe: “_________ é Fabiano.”
30. Coloque o
número dentro do parêntese após cada palavra grifada indicando a sua classificação
correta:
1. pronome pessoal
2. pronome demonstrativo
3. pronome possessivo
4. pronome
indefinido 5. pronome
interrogativo 6. pronome de
tratamento
a) A sua (
) memória é ótima!
b) Pensou que eu (
) não estivesse em pleno gozo de minhas ( ) faculdades mentais.
c) Nada (
) em teu ( ) organismo funciona direito.
d) Está sempre
doente e este ( ) remédio não a (
) cura.
e) Quem (
) deu tal ( ) recado para ele (
)?
f) Para aquela (
) mulher adoentada qualquer ( ) conforto é
suficiente.
g) Quantos (
) vivem aqui? Isto ( ) é um fim de mundo.
h) Vossa Senhoria (
) não merece consideração.

Comentários
Postar um comentário