Figuras de Linguagem - 9 ano
01-
Observe os trechos abaixo e dê os nomes das figuras de linguagem existentes nos
enunciados:
a) O jardineiro regava o pé de laranja.
CATACRESE
b) “Serei sempre o que não nasceu pra isso;
Serei sempre o que tinha qualidades;
Serei sempre p que esperou que lhe
abrissem a porta
ao pé de
uma parede sem porta.”
(Fernando Pessoa)
ANÁFORA
c) “Quando a Indesejada das gentes chegar
Não sei
se dura ou coroável,
Talvez eu
tenha medo.
Talvez
sorria, ou diga:
— Alô,
inaudível!”
(Manuel Bandeira)
EUFEMISMO
d) “O meu nome é Severino
Não tenho
outro de pia.”
(João Cabral de Melo Neto)
METONÍMIA
e) “Marcela amou-me durante onze
meses e onze contos de réis”
(Machado
de Assis)
IRONIA
f) A brisa matinal da manhã nos
deixava tranqüilo.
PLEONASMO
g) O carro arrancou, ganhou
velocidade e capotou.
GRADAÇÃO
h) Uma palavra branca e fria.
SINESTESIA
i) Você faltou com a verdade.
EUFEMISMO
j) Estou morrendo de medo.
HIPÉRBOLE
k) Os adultos possuem poder de
decisão; os jovens incertezas e conflitos.
ELIPSE
l) Esperando, parada, pregada na
pedra do ponto.
ASSÍNDETO
m) “O bonde passa cheio de
pernas”.
METONÍMIA
n)
"No dia seguinte falou o diretor:
O aluno João Roberto não esta mais entre nós."
O aluno João Roberto não esta mais entre nós."
EUFEMISMO
o) "Tristeza não tem fim.
felicidade sim ...."
felicidade sim ...."
(Vinícius de Moraes)
ANTÍTESE
p) Você já tomou dois copos,
agora basta!
METONÍMIA
q) "dor que desatina sem
doer" Camões.
R.:
____________________________________________________________________________________________
r)
"Sou Ana, da cama
da
cana, fulana, bacana
Sou
Ana de Amsterdam."
(Chico Buarque)
s)
"Moça linda, bem tratada,
três séculos de família,
burra como uma porta:
um amor."
IRONIA
t)
Um frio inteligente (...) percorria o jardim..."
(Clarice Lispector)
PROSOPOPÉIA/ PERSONIFICAÇÃO
u) O mais querido do Brasil está jogando no maior do mundo.
PERÍFRASE/ ANTONOMÁSIA
1. (UFPB)
I. "À custa de muitos trabalhos, de muitas
fadigas, e sobretudo de muita paciência..."
II. "... se se queria que estivesse sério, desatava a rir..."
III. "... parece que uma mola oculta o impelia..."
IV. "... e isto (...) dava em resultado a mais refinada má-criação que se pode imaginar."
II. "... se se queria que estivesse sério, desatava a rir..."
III. "... parece que uma mola oculta o impelia..."
IV. "... e isto (...) dava em resultado a mais refinada má-criação que se pode imaginar."
Quanto às figuras de linguagem, há neles,
respectivamente,
a) gradação, antítese, comparação e hipérbole
b) hipérbole, paradoxo, metáfora e gradação
c) hipérbole, antítese, comparação e paradoxo
d) gradação, antítese, metáfora e hipérbole
e) gradação, paradoxo, comparação e hipérbole
b) hipérbole, paradoxo, metáfora e gradação
c) hipérbole, antítese, comparação e paradoxo
d) gradação, antítese, metáfora e hipérbole
e) gradação, paradoxo, comparação e hipérbole
2. Classifique
o sujeito dos verbos em destaque, usando o seguinte código:
I.
sujeito simples
II.
sujeito composto
III. sujeito elíptico (oculto)
IV.
sujeito indeterminado
V.
oração sem sujeito
( ) “Bateram
à minha porta/ Fui abrir/ Não vi ninguém.” (Manuel Bandeira)
( ) “O carro partiu. Ao dobrar a
primeira esquina, derrapou como os
gangsters de filme.” (Nelson Rodrigues)
( ) “Por toda belle époque, até 1920, por aí,
o marido, a mulher, os namorados brincavam
com a morte. Sem desconfiar, brincavam
com a morte.” (Nelson Rodrigues)
( ) “Faz
tempo, sim, que não te escrevo,
ficaram velhas
todas as notícias.
Eu
mesmo envelheci.”(Carlos Drummond de
Andrade)
( ) “Nunca houve cometa igual, assim terrível, desdenhoso e belo.”(Carlos
Drummond de Andrade)
3. “Nos
tempos de meu Pai, sob estes galhos,
Como uma
vela fúnebre de cera
Chorei
bilhões de vezes com
a canseira
De
inexorabilíssimos trabalhos.” (Augusto dos Anjos)
a)
comparação – eufemismo
b)
comparação – hipérbole
c)
metáfora – antítese
d)
personificação – ironia
e)
catacrese – hipérbole
4. “O meu
amor faísca na medula,
Pois
que na superfície ele anoitece.” (Carlos Drummond de Andrade)
a)
hipérboles – comparações
b)
metáforas – ironias
c)
metonímias – eufemismos
d)
metáforas – antíteses
e)
personificações – antíteses
5. “No
horizonte gorjeiam
Esta
manhã as metralhadoras
Da
tirania que chega
Para
nos matar.” (Ferreira Gullar)
a)
metáfora – comparação
b)
ironia – antítese
c)
ironia – personificação
d)
antítese – eufemismo
e)
personificação – hipérbole
6. “A bota
enorme
Rendilhada
de
lama, esterco e carrapicho
Regressa
do dia penoso no curral,
No
pasto, no capoeirão.” ( Carlos Drummond de Andrade)
a)
personificação – antítese
b)
metáfora – hipérbole
c)
catacrese – ironia
d)
personificação – eufemismo
e)
metonímia – metáfora
7. (UFPA)
Tecendo a manhã
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
(MELO, João Cabral de. In: Poesias Completas. Rio
de Janeiro, José Olympio, 1979)
Nos versos
“E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo…”
tem-se exemplo de
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo…”
tem-se exemplo de
a) eufemismo
b) antítese
c) aliteração
d) silepse
e) sinestesia
b) antítese
c) aliteração
d) silepse
e) sinestesia
8. (FUVEST) A catacrese, figura que se observa na
frase “Montou o cavalo no burro bravo”, ocorre em:
a) Os tempos mudaram, no devagar depressa do tempo.
b) Última flor do Lácio, inculta e bela, és a um tempo esplendor e sepultura.
c) Apressadamente, todos embarcaram no trem.
d) Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal.
e) Amanheceu, a luz tem cheiro.
b) Última flor do Lácio, inculta e bela, és a um tempo esplendor e sepultura.
c) Apressadamente, todos embarcaram no trem.
d) Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal.
e) Amanheceu, a luz tem cheiro.
9. (USF-SP) Leia estes versos:
“As ondas amarguradas
Encostam a cabeça nas pedras do cais.
Até as ondas possuem
Uma pedra para descansar a cabeça.
Eu na verdade possuo
Todas as pedras que há no mundo,
Mas não descanso”.
Encostam a cabeça nas pedras do cais.
Até as ondas possuem
Uma pedra para descansar a cabeça.
Eu na verdade possuo
Todas as pedras que há no mundo,
Mas não descanso”.
(Murilo Mendes)
A figura de linguagem que ocorre nos versos 5 e 6
é:
a) metáfora
b) sinédoque
c) hipérbole
d) aliteração
e) anáfora
b) sinédoque
c) hipérbole
d) aliteração
e) anáfora
10. (UFU) Cada frase abaixo possui uma figura de
linguagem. Assinale aquela que não está classificada corretamente:
a) O céu vai se tornando roxo e a cidade aos poucos
agoniza. (prosopopeia)
b) "E ele riu frouxamente um riso sem alegria". (pleonasmo)
c) Peço-lhe mil desculpas pelo que aconteceu. (metáfora)
d) "Toda vida se tece de mil mortes." (antítese)
e) Ele entregou hoje a alma a Deus. (eufemismo)
b) "E ele riu frouxamente um riso sem alegria". (pleonasmo)
c) Peço-lhe mil desculpas pelo que aconteceu. (metáfora)
d) "Toda vida se tece de mil mortes." (antítese)
e) Ele entregou hoje a alma a Deus. (eufemismo)
11. (VUNESP) No trecho: “…dão um jeito de mudar o
mínimo para continuar mandando o máximo”, a figura de linguagem presente é
chamada:
a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese
12. (FATEC) "Seus óculos eram imperiosos."
Assinale a alternativa em que aparece a mesma figura de linguagem que há na
frase acima:
a) "As cidades vinham surgindo na ponte dos
nomes."
b) "Nasci na sala do 3° ano."
c) "O bonde passa cheio de pernas."
d) "O meu amor, paralisado, pula."
e) "Não serei o poeta de um mundo caduco."
b) "Nasci na sala do 3° ano."
c) "O bonde passa cheio de pernas."
d) "O meu amor, paralisado, pula."
e) "Não serei o poeta de um mundo caduco."
13. (ENEM-2004)
Cidade grande
Que beleza, Montes Claros.
Como cresceu Montes Claros.
Quanta indústria em Montes Claros.
Montes Claros cresceu tanto,
ficou urbe tão notória,
prima-rica do Rio de Janeiro,
que já tem cinco favelas
por enquanto, e mais promete.
Como cresceu Montes Claros.
Quanta indústria em Montes Claros.
Montes Claros cresceu tanto,
ficou urbe tão notória,
prima-rica do Rio de Janeiro,
que já tem cinco favelas
por enquanto, e mais promete.
(Carlos Drummond de Andrade)
Entre os recursos expressivos empregados no texto,
destaca-se a
a) metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem
referir-se à própria linguagem.
b) intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos.
c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.
d) denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo.
e) prosopopeia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.
b) intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos.
c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.
d) denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo.
e) prosopopeia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.
14. (FAU-Santos) Nos
versos:
“Bomba atômica que
aterra
Pomba atônita da paz
Pomba tonta, bomba atômica...”
Pomba atônita da paz
Pomba tonta, bomba atômica...”
A repetição de determinados elemento fônicos é um recurso
estilístico denominado:
a) hiperbibasmo
b) sinédoque
c) metonímia
d) aliteração
e) metáfora
b) sinédoque
c) metonímia
d) aliteração
e) metáfora
15. (Mackenzie) Nos versos
abaixo, uma figura se ergue graças ao conflito de duas visões antagônicas:
“Saio do hotel com
quatro olhos,
- Dois do presente,
- Dois do passado.”
- Dois do presente,
- Dois do passado.”
Esta figura de linguagem recebe o nome de:
a) metonímia
b) catacrese
c) hipérbole
d) antítese
e) hipérbato
b) catacrese
c) hipérbole
d) antítese
e) hipérbato
16. (FUNCAB-ES) As figuras
de linguagem são usadas como recursos estilísticos para dar maior valor
expressivo à linguagem.
No seguinte trecho “Tu és a chuva e eu sou a terra [...]”
predomina a figura, denominada:
a) onomatopeia
b) hipérbole
c) metáfora
d) catacrese
e) sinestesia
b) hipérbole
c) metáfora
d) catacrese
e) sinestesia
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