Figuras de Linguagem - 9 ano


01- Observe os trechos abaixo e dê os nomes das figuras de linguagem existentes nos enunciados:

a) O jardineiro regava o pé de laranja.

CATACRESE


b) “Serei sempre o que não nasceu pra isso;
Serei sempre o que tinha qualidades;
Serei sempre p que esperou que lhe abrissem a porta
ao pé de uma parede sem porta.”

(Fernando Pessoa)

ANÁFORA



c) “Quando a Indesejada das gentes chegar
Não sei se dura ou coroável,
Talvez eu tenha medo.
Talvez sorria, ou diga:
— Alô, inaudível!”

(Manuel Bandeira)

EUFEMISMO


d) “O meu nome é Severino
Não tenho outro de pia.”

(João Cabral de Melo Neto)
METONÍMIA


e) “Marcela amou-me durante onze meses e onze contos de réis”

(Machado de Assis)

IRONIA


f) A brisa matinal da manhã nos deixava tranqüilo.

PLEONASMO


g) O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou.

GRADAÇÃO


h) Uma palavra branca e fria.

SINESTESIA


i) Você faltou com a verdade.

EUFEMISMO


j) Estou morrendo de medo.
HIPÉRBOLE
k) Os adultos possuem poder de decisão; os jovens incertezas e conflitos.

ELIPSE


l) Esperando, parada, pregada na pedra do ponto.

ASSÍNDETO


m) “O bonde passa cheio de pernas”.

METONÍMIA


n) "No dia seguinte falou o diretor:
O aluno João Roberto não esta mais entre nós."

EUFEMISMO
o) "Tristeza não tem fim.
felicidade sim ...."
(Vinícius de Moraes)
ANTÍTESE


p) Você já tomou dois copos, agora basta!

METONÍMIA


q) "dor que desatina sem doer" Camões.

R.: ____________________________________________________________________________________________

r) "Sou Ana, da cama
da cana, fulana, bacana
Sou Ana de Amsterdam."
(Chico Buarque)

ASSONÂNCIA

s) "Moça linda, bem tratada,
três séculos de família,
burra como uma porta:
um amor."
IRONIA

t) Um frio inteligente (...) percorria o jardim..."
(Clarice Lispector)

PROSOPOPÉIA/ PERSONIFICAÇÃO

u) O mais querido do Brasil está jogando no maior do mundo.

PERÍFRASE/ ANTONOMÁSIA



1. (UFPB)
I. "À custa de muitos trabalhos, de muitas fadigas, e sobretudo de muita paciência..."
II. "... se se queria que estivesse sério, desatava a rir..."
III. "... parece que uma mola oculta o impelia..."
IV. "... e isto (...) dava em resultado a mais refinada má-criação que se pode imaginar."
Quanto às figuras de linguagem, há neles, respectivamente,
a) gradação, antítese, comparação e hipérbole
b) hipérbole, paradoxo, metáfora e gradação
c) hipérbole, antítese, comparação e paradoxo
d) gradação, antítese, metáfora e hipérbole
e) gradação, paradoxo, comparação e hipérbole


2. Classifique o sujeito dos verbos em destaque, usando o seguinte código:

I. sujeito simples
II. sujeito composto
III.  sujeito elíptico (oculto)
IV. sujeito indeterminado
V. oração sem sujeito

(    ) “Bateram à minha porta/ Fui abrir/ Não vi ninguém.” (Manuel Bandeira)

(    ) “O carro partiu. Ao dobrar a primeira esquina, derrapou como os gangsters de filme.” (Nelson Rodrigues)

(    ) “Por toda belle époque, até 1920, por aí, o marido, a mulher, os namorados brincavam com a morte. Sem desconfiar, brincavam com a morte.” (Nelson Rodrigues)

(    ) “Faz tempo, sim, que não te escrevo,
ficaram velhas todas as notícias.
Eu mesmo envelheci.”(Carlos Drummond de Andrade)

(    ) “Nunca houve cometa igual, assim terrível, desdenhoso e belo.”(Carlos Drummond de Andrade)

3. “Nos tempos de meu Pai, sob estes galhos,
Como uma vela fúnebre de cera
Chorei bilhões de vezes com a canseira
De inexorabilíssimos trabalhos.” (Augusto dos Anjos)

a) comparação – eufemismo
b) comparação – hipérbole
c) metáfora – antítese
d) personificação – ironia
e) catacrese – hipérbole

4. “O meu amor faísca na medula,
Pois que na superfície ele anoitece.” (Carlos Drummond de Andrade)

a) hipérboles – comparações
b) metáforas – ironias
c) metonímias – eufemismos
d) metáforas – antíteses
e) personificações – antíteses

5. “No horizonte gorjeiam
Esta manhã as metralhadoras
Da tirania que chega
Para nos matar.” (Ferreira Gullar)

a) metáfora – comparação
b) ironia – antítese
c) ironia – personificação
d) antítese – eufemismo
e) personificação – hipérbole

6. “A bota enorme
Rendilhada de lama, esterco e carrapicho
Regressa do dia penoso no curral,
No pasto, no capoeirão.” ( Carlos Drummond de Andrade)

a) personificação – antítese
b) metáfora – hipérbole
c) catacrese – ironia
d) personificação – eufemismo
e) metonímia – metáfora

7. (UFPA)
Tecendo a manhã
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
(MELO, João Cabral de. In: Poesias Completas. Rio de Janeiro, José Olympio, 1979)
Nos versos
“E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo…”
tem-se exemplo de
a) eufemismo
b) antítese
c) aliteração
d) silepse
e) sinestesia

8. (FUVEST) A catacrese, figura que se observa na frase “Montou o cavalo no burro bravo”, ocorre em:
a) Os tempos mudaram, no devagar depressa do tempo.
b) Última flor do Lácio, inculta e bela, és a um tempo esplendor e sepultura.
c) Apressadamente, todos embarcaram no trem.
d) Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal.
e) Amanheceu, a luz tem cheiro.


9. (USF-SP) Leia estes versos:
“As ondas amarguradas
Encostam a cabeça nas pedras do cais.
Até as ondas possuem
Uma pedra para descansar a cabeça.
Eu na verdade possuo
Todas as pedras que há no mundo,
Mas não descanso”.
(Murilo Mendes)
A figura de linguagem que ocorre nos versos 5 e 6 é:
a) metáfora
b) sinédoque
c) hipérbole
d) aliteração
e) anáfora


10. (UFU) Cada frase abaixo possui uma figura de linguagem. Assinale aquela que não está classificada corretamente:
a) O céu vai se tornando roxo e a cidade aos poucos agoniza. (prosopopeia)
b) "E ele riu frouxamente um riso sem alegria". (pleonasmo)
c) Peço-lhe mil desculpas pelo que aconteceu. (metáfora)
d) "Toda vida se tece de mil mortes." (antítese)
e) Ele entregou hoje a alma a Deus. (eufemismo)

11. (VUNESP) No trecho: “…dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo”, a figura de linguagem presente é chamada:
a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese

12. (FATEC) "Seus óculos eram imperiosos." Assinale a alternativa em que aparece a mesma figura de linguagem que há na frase acima:
a) "As cidades vinham surgindo na ponte dos nomes."
b) "Nasci na sala do 3° ano."
c) "O bonde passa cheio de pernas."
d) "O meu amor, paralisado, pula."
e) "Não serei o poeta de um mundo caduco."


13. (ENEM-2004)
Cidade grande
Que beleza, Montes Claros.
Como cresceu Montes Claros.
Quanta indústria em Montes Claros.
Montes Claros cresceu tanto,
ficou urbe tão notória,
prima-rica do Rio de Janeiro,
que já tem cinco favelas
por enquanto, e mais promete.
(Carlos Drummond de Andrade)
Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a
a) metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se à própria linguagem.
b) intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos.
c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.
d) denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo.
e) prosopopeia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.



14. (FAU-Santos) Nos versos:
“Bomba atômica que aterra
Pomba atônita da paz
Pomba tonta, bomba atômica...”
A repetição de determinados elemento fônicos é um recurso estilístico denominado:
a) hiperbibasmo
b) sinédoque
c) metonímia
d) aliteração
e) metáfora



15. (Mackenzie) Nos versos abaixo, uma figura se ergue graças ao conflito de duas visões antagônicas:
“Saio do hotel com quatro olhos,
- Dois do presente,
- Dois do passado.”
Esta figura de linguagem recebe o nome de:
a) metonímia
b) catacrese
c) hipérbole
d) antítese
e) hipérbato


16. (FUNCAB-ES) As figuras de linguagem são usadas como recursos estilísticos para dar maior valor expressivo à linguagem.
No seguinte trecho “Tu és a chuva e eu sou a terra [...]” predomina a figura, denominada:
a) onomatopeia
b) hipérbole
c) metáfora
d) catacrese
e) sinestesia


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