Interpretação de Poemas - 6 ano
Leia, com muita atenção, este poema:
O herói
Judas
Isgorogota
“_ Papai, o que é um herói?
Eu pergunto porque tenho grande vontade de ser
herói também ...
Será que posso ser herói sem entrar numa guerra?
Será que posso ser herói sem odiar os homens
E sem matar alguém?”
O homem que já sofrera as mais fundas angústias
E as mais feias misérias
Trabalhando a aridez de uma terra infecunda
Para que não faltasse o pão no pequenino lar;
O homem que as mais humildes ilusões perdera
No seu cotidiano e ingrato labutar;
Aquele homem, ao ouvir a pergunta do filho:
_ “Papai, o que é um herói?”
Nada soube dizer, nada pôde explicar...
Tomou de uma peneira
E cantando saiu, outra vez a semear!
Disponível
em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/ji07.html>.
Acesso em: 05 de março de 2016.
Questões:
1. Preencha o quadro abaixo com informações relativas
à estrutura do poema.
|
Título e Autor:
|
|
|
Número de estrofes:
|
|
|
Número de versos:
|
|
2. Qual dúvida inquietava o garoto, personagem do
poema?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Na visão do autor, o que é ser herói?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Foram utilizados diferentes adjetivos para caracterizar
a dura vida do pai do garoto. Identifique a que cada um deles se refere:
a) fundas: _____________________
b) feias: _______________________
c) infecunda: ___________________
d) pequenino: __________________
5. O poema apresenta rimas nos seus versos?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TEMPESTADE
(Henriqueta Lisboa)
- Menino, vem para dentro,
olha a chuva lá na serra,
olha como vem o vento!
- Ah! Como a chuva é bonita
e como o vento é valente!
- Não sejas doido, menino,
esse vento te carrega,
essa chuva te derrete!
- Eu não sou feito de açúcar
para derreter na chuva.
Eu tenho força nas pernas
para lutar contra o vento!
E enquanto o vento soprava
e enquanto a chuva caía,
que nem um pinto molhado,
teimoso como ele só:
- Gosto de chuva com vento,
gosto de vento com chuva!
ENTENDENDO O POEMA
1- Quem é provavelmente,
a pessoa que chama o menino para dentro?
_______________________________________________________________________________________
2- O menino não tinha medo de chuva. Por que?
_______________________________________________________________________________________
3- Quando diziam a ele “... Essa chuva te derrete!
, o que ele respondia?
_______________________________________________________________________________________
4- Quando diziam: “Esse vento te carrega ...”, o
que ele respondia?
_______________________________________________________________________________________
5- Cada linha de um poema chama-se verso. Quantos
versos tem o poema que você leu?
_______________________________________________________________________________________
6- Cada grupos de versos chama-se estrofes há no
poema “Tempestade”?
_______________________________________________________________________________________
7- Pela primeira estrofe do poema percebemos que a
chuva ainda não começará.
Copie os versos em que aparece essa afirmativa:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Apesar de achar que o vento é valente sabe se
defender dele. Como?
_______________________________________________________________________________________
9 –
No poema há rimas, identifique – as:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comentários
Postar um comentário