Atividade de História sobre Grandes Navegações Ideal para 6 e 7 Ano

RESUMO DE HISTÓRIA: AS GRADES NAVEGAÇÕES
Antigamente o mundo não era conhecido como é hoje. Não poderíamos viajar de um pais para outro com tanta facilidade como acontece hoje. Porém com o PROCESSO DE EXPANSÃO MATIRIMA EUROPEIA,  isso mudou. Foi a partir desse momento que se começou a explorar novas terras, novos continentes. E com isso diversos produtos que existiam em várias partes do mundo começaram a ser comercializado em todos os lugares. Os principais países a se lançarem ao mar desconhecido foram Portugal e Espanha.
1 – A CAMINHO DO DESCONHECIDO
Como não existia uma tecnologia náutica, as viagem em alto mar eram raras e custavam muito dinheiro. Além disso, os navegadores ainda tinham medo do desconhecido, já que eles acreditavam que existiam seres fantásticos que poderiam destruir navegações; eles ainda tinham medo de ser perder e não voltar mais para casa e também de naufrágios.
2- A EXPANSÃO PORTUGUESA
 Portugal foi o primeiro país da Europa a se lançar no mar. Após a conquista de Ceuta, o governo português deu inicio a uma serie de empreendimentos com o objetivo de conquistar reinos para juntar riquezas. O processo de expansão teve duas fases:
A primeira: foi da conquista da costa atlântica da África até alcançarem o extremo sul do continente africano.
A segunda: conhecida como grandes navegações, começou com Vasco da Gama finalmente chegou as índias e terminou quando todas as rotas do globo estavam interligadas.
3 – ESCOLA DE SAGRES
Essa escola era formado por estudiosos como cartógrafos, astrônomos, navegadores e outros especialistas. Eles foram responsáveis por recuperar informações náuticas dos outros povos, como os fenícios e os gregos para ajudar nas grandes navegações.
4 – CARAVELA E NAUS
Eram embarcações que velavam os navegantes ao alto mar. A caravela era pequena e não podia suportar nem muita carga e nem tempestades, já as naus eram grandes e ajudavam a levar suprimentos para os navegantes quando eles fossem fazer viagens longas.
5 – NOVOS INSTRUMENTOS NÁUTICOS
 Balestilha que olhava para lua.
Astrolábio que olhava para o sol.
Bussola que ajudava na localização.
6 – QUEM VIAJAVA NAS EMBARCAÇÕES
Havia representantes do rei, nobres em busca de aventuras, estudiosos ( cosmográficos, cartógrafos) e marinheiros.
Quem liderava era o capitão- mor, mais também tinha mestre, contramestre e piloto. Além de um escrivão para fazer os relatos para o rei.
Havia também representante da Igreja Católica que iam para oferecer ajuda espiritual e catequizar os povos dominados.
7 – OS TRABALHADORES BRAÇAIS
Primeiro grupo: marinheiros, carpinteiros, despenseiro, cozinheiros. Segundo grupo: grumentes, marinheiros de primeira viagem. Terceiro grupo: pajens, serviam os oficiais.
8 – ALIMENTAÇÃO, DOENÇAS EM ALTO MAR, MOTINS E NAUFRÁGIOS.
Levavam biscoitos, vinho, queijo, bacalhau, azeite, vinagre, sal, arroz, grão de bico, presunto, carnes e peixes, porém eles apodreciam rápido e faltava comida nas longas viagem. Além disso ainda tinham escorbuto ( inflamação na gengiva que faz o dente cair), diarreia, vômitos, doenças pulmonares, cólera, infecção por gangrena e ate mesmo doenças mentais.
9 – SIGNIFICADOS DA EXPANSÃO ULTRAMARINA E IMPÉRIOS COLONIAIS
 A expansão marítima foi um grande marco na historia da humanidade, como a ela, os países poderiam se conectar e descobrir outros culturas e costumes. Ela também contribuiu para aumentar a circulação de mercadorias e pessoas por os continentes e a formação de impérios coloniais, ondem as colônias dependiam da metrópole para se desenvolver. Foi assim que surgiu países com Estados Unidos e Brasil, além do México, Peru e Bolívia.
10 – REVOLUÇÕES COMERCIAIS
Com a exploração das colônias, a economia das metrópoles conseguiram enormes lucros e tal processo favoreceu para a ascensão da burguesia mercantil, que patrocinavam as navegações para que fossem em busca de novos produtos, a fim de arrecadar mais lucro.
O dinheiro passou a circular e praticas como o escambo foi eliminado. Além de gerar uma feroz competição entre as potencias coloniais. Esse processo é conhecido com REVOLUÇÃO COMERCIAL.

EXERCICIO COMPLEMENTAR
1)      QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS PAISES QUE PARTICIPARAM DAS GRANDES NAVEGAÇÕES?
2)      QUE TIPOS DE PERIGOS OS NAVEGANTES ENCONTRAVAM PELO MAR?
3)      POR QUE ERA IMPONTANTE O COMERCIO MARITIMO?
4)      O QUE ERA A ESCOLA DE SAGRES?
5)      QUEM VIAJAVA NAS NAVEGAÇÕES?
6)      O QUE ERAM CARAVELAS E NAUS?

7)      TODOS OS TRIBULANTES ERAM FELIZES POR ESTAREM ALI, OU EXISTIA MOTINS?

Comentários

Postagens mais visitadas