Isolamento - Texto Acadêmico

O texto a seguir foi uma produção que realizei com mais dois amigos durante uma aula de prática pedagógica, resolvi compartilhar porque achei bem interessante e gostaria de saber a opinião de vocês.
É uma temática nova para utilizar no blog, além de atividades, dicas, relatos pessoais, vou colocar alguns dos meus trabalhos acadêmicos que podem dá uma luz para todos os que estão precisando. Depois eu também vou buscar algumas redações para vocês, claro que nem todas serão nota 1000. Lembrando que sou professor de biologia, porém tenho afinidade com outras disciplinas.


Isolamento Social

     O isolamento social do indivíduo é compreendido em três etapas:  auto isolamento, a exclusão escolar e a negação da sociedade.  Tudo começa por dentro, e com o isolamento não é suficiente, o jovem que quando vai para escola se sente menor diante os outros por ser tímido, por sentir vergonha, por ter medo e passar por problemas familiares. Um desses fatos já é suficiente para o auto isolamento.
    A exclusão escolar como em seguida, dissidente do auto isolamento;  os colegas de termos praticam bullying e o descrimina de todas as formas. O professor muitas vezes por descuido ou estresse não nota o que estar acontecendo e deixa passar, fazendo com que o jovem, ou mesmo a criança perca as esperanças de contar o que se passa para o professor, e cabe por se julgar e calar mais ainda.
  Na última etapa, temos a negação por parte da sociedade, que injustamente sem conhecer a história e o passado do indivíduo o exclui do seu papel de cidadão, já que o mesmo não conhece seu direitos.  A falta de oportunidades na atual sociedade tem elevado os índices  de analfabetismo, desemprego e outros fatores que contribuem para desmoralização ética da população. A falta de oportunidades de emprego por não ter estudos, qualificação profissional e técnica é o que deixa o cidadão de mãos atadas e muito propício a outros meios ilícitos.
   Porém, nada justifica a forma de como tal indivíduo pretende conviver na sociedade, esse meio nunca foi e nem será a melhor forma de um ser humano interagir como um verdadeiro cidadão em busca de seus direitos e deveres.  Cabe a cada um pensar sobre as escolhas a serem tomadas, deste que seja construtivas.

   Entretanto vivemos em uma sociedade preconceituosa que si ver no direito de excluir o indivíduo, por questões de raça, cor, religião e classe social. Sendo assim o próprio homem é o primeiro a se excluir do meio em que vivi. Por constrangimento por não se sentir habito as relações sociais segundo vem o professor por não ter paciência de ensinar  e exclui o indivíduo por ter dificuldade em aprender, em terceiro lugar vem a sociedade  no geral, que não abri espaço para que o cidadão  possa participar de grupos e movimentos por questão que o mesmo não tem conhecimento de que ´´e ser um cidadão.  Dessa forma, compreendemos que a escola tem sim uma função social, porém,  ela sozinha não pode inseri o  indivíduo na comunidade, deve-se haver iniciativa por parte de ambos. Assim uma saída adequada  para tais problemas seria a implantação de um atendimento psicológico voluntario para alunos, com finalidade de acolher alunos que possam passar por essas certas situações.

Comentários

Postagens mais visitadas