Verbo - Ideal para 6 e 7 ano



1) Empregue uma das formas verbais sugeridas entre parênteses, de acordo com a pessoa gramatical existente na frase:
1. Eu ______________sozinho. (saíremos, saírei)
2. Ela e Maria ______________. (viajou, viajaram)
3. Eu e tu _____________ livros . ( comprei, compramos)
4. Nós _______________ ao cinema. (iremos, irão)
5. Tu e ele ____________ a aula? (perdestes, perderam)
6. Eles ___________ prova. (fazem, fazemos)
7. A criança _____________ muito. (brincou, brincamos)
2) Identifique o modo em que estão empregados os verbos em destaque:
a) Eu irei à praia amanhã. ____________________________________
b) Todos trouxeram o material. ________________________________
c) Se puderes cedo. ___________________________________
d) Acordem, meninos! _________________________________________
e) Quando chegaresavisa-me. __________________________________
3) Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna, indicando qual das seguintes intenções cada uma delas revela.
1- Certeza                                          (       ) Quero que Marcone vá à aula hoje
2- Possibilidade                                 (       ) Janielle, vá à aula hoje.
3- Ordem                                           (       ) Pedro vai ao médico hoje.
4- Permissão                                       (       ) Lucas, acho bom você ir ao centro hoje .
5- Conselho                                        (       ) É provável  que Eula vá para o 9º ano!
6- Hipótese                                        (       ) Gustavo pode sair agora!
7- Necessidade                                  (       ) Clara precisa ir para a sala 10.
08- Desejo                                          (       ) Tamires, pode ir para sala 11.
4) Leia e responda:
Cada grupo humano se comporta, pensa, trabalha e se distrai de maneira toda sua: as maneiras de preparar os alimentos, de plantar, as roupas que as pessoas vestem, os ornamentos que usam, tudo isso faz parte de sua maneira de viver, de sua cultura.

a) O que cada grupo humano faz à sua maneira? ______________________________________________________________________________________________________________________________


b) O que essas palavras indicam? 
(   ) características, qualidades  
(   ) nomes de seres 
(   ) processos, ações

5) Observe este outro fragmento.
“O Brasil era na época um reino da natureza...”
a) A palavra destacada também é verbo. O que o verbo destacado está indicando nesse caso?
(   ) características, qualidades 
(   ) nomes de seres 
(   ) um estado
(   ) uma ação passada

6) Sobre os modos verbais, está correta a sequência:
I - Modo verbal que expressa ideia de certeza, quando um fato é concluído como real;
II –Modo verbal que expressa dúvida, incerteza, quando há poucas possibilidades de concretização da ação verbal;
III – Modo verbal que pode estar na forma afirmativa ou na forma negativa. Expressa ideia de ordem, conselho ou pedido.
a) modo imperativo – modo subjuntivo – modo indicativo.
b) modo imperativo – modo indicativo – modo subjuntivo.
c) modo indicativo – modo subjuntivo – modo imperativo.
d) modo indicativo – modo imperativo – modo subjuntivo.
7) Observe a tirinha “Calvin e Haroldo”, de Bill Watterson, e julgue as proposições:
Calvin e Haroldo, criação do desenhista americano Bill Watterson. Os verbos também podem ser estudados a partir da análise de tirinhas
Calvin e Haroldo, criação do desenhista americano Bill Watterson. Os verbos também podem ser estudados a partir da análise de tirinhas
I – O verbo “colocou”, no primeiro quadrinho, está no pretérito perfeito;
II – A forma verbal “olhando”, no segundo quadrinho, está no modo indicativo;
III – A forma verbal “poderia”, no segundo quadrinho, está no futuro do pretérito do modo subjuntivo;
IV – A forma verbal “acharmos”, no quarto quadrinho, está no futuro do subjuntivo;
V - A forma verbal “fosse”, no quarto quadrinho, está no pretérito imperfeito do modo indicativo.
Estão corretas:
a) I e IV.
b) II, III e V.
c) I, IV e V.
d) III e V.
8) Observe a tirinha de Fernando Gonsales:
Tirinha de Fernando Gonsales, do livro Nem tudo que balança cai. São Paulo: Devir, 2003. p.16
Tirinha de Fernando Gonsales, do livro Nem tudo que balança cai. São Paulo: Devir, 2003. p.16
Sobre os verbos do primeiro e segundo quadrinhos, “abaixa, enrola, puxa, torce, vira, remexe, pula”, estão no modo verbal:
a) modo indicativo
b) modo subjuntivo
c) modo imperativo
d) modo gerúndio
9)"Com o último trompejo do berrante, engarrafam no curral da estrada-de-ferro o rebanho" (Guimarães Rosa). A forma verbal engarrafam se encontra no tempo:
a) presente do subjuntivo
b)imperfeito do indicativo
c) pretérito perfeito do indicativo
d) presente do indicativo
e) imperativo afirmativo
10) Use I para Modo Indicativo, II para Modo Subjuntivo e III para Modo Imperativo:
a) Espere ( ) um pouco, garoto.
b) Queres ( ) que eu volte ( ) logo?
c) Gostaria ( ) de que todos fossem ( ) felizes.
d) Devolvam ( ) tudo, nós lhes suplicamos. ( )
e) Quando estiverdes ( ) com ele, resolvereis ( ) isso.
f) Não sejam ( ) teimosos!

12) Assinale a alternativa que corresponde ao tempo do verbo destacado:
a) Isabela chegara em casa quando seu pai saiu.
(    ) Presente do Indicativo  (   ) Futuro do Indicativo  (  ) Pretérito Mas – que - perfeito
b) Danilo e Esmeralda gostaram da partida de basquete.
(  ) Pretérito Mas – que – perfeito (   ) Presente do Indicativo  (  ) Pretérito Perfeito
c) Eu já estava ficando confuso com aquela situação.
(  ) Pretérito Mas – que – perfeito (  ) Pretérito Imperfeito(  ) Pretérito Perfeito
d) Nós venderemos aquela moto para comprar uma casa.
(  ) Futuro do Indicativo  (   ) Presente do Indicativo  (  ) Pretérito Mas – que – perfeito
e) Eu venderia tudo para lhe ajudar, caso você predisse.
(  ) Pretérito Mas – que – perfeito (  ) Futuro do Indicativo  (   ) Futuro do Pretérito

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