Verbo - Ideal para 6 e 7 ano
1) Empregue uma das formas verbais sugeridas entre
parênteses, de acordo com a pessoa gramatical existente na frase:
1. Eu ______________sozinho. (saíremos, saírei)
2. Ela e Maria ______________. (viajou, viajaram)
3. Eu e tu _____________ livros . ( comprei,
compramos)
4. Nós _______________ ao cinema. (iremos, irão)
5. Tu e ele ____________ a aula? (perdestes,
perderam)
6. Eles ___________ prova. (fazem, fazemos)
7. A criança _____________ muito. (brincou,
brincamos)
2) Identifique o modo em que estão empregados os
verbos em destaque:
a)
Eu irei à praia amanhã. ____________________________________
b)
Todos trouxeram o material. ________________________________
c)
Se puderes, vá cedo.
___________________________________
d) Acordem, meninos!
_________________________________________
e)
Quando chegares, avisa-me.
__________________________________
3) Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna, indicando qual das
seguintes intenções cada uma delas revela.1- Certeza ( ) Quero que Marcone vá à aula hoje
2- Possibilidade ( ) Janielle, vá à aula hoje.
3- Ordem ( ) Pedro vai ao médico hoje.
4- Permissão ( ) Lucas, acho bom você ir ao centro hoje .
5- Conselho ( ) É provável que Eula vá para o 9º ano!
6- Hipótese ( ) Gustavo pode sair agora!
7- Necessidade ( ) Clara precisa ir para a sala 10.
08- Desejo ( ) Tamires, pode ir para sala 11.
4) Leia e responda:
Cada grupo humano se comporta, pensa, trabalha e se distrai de maneira toda sua: as maneiras de preparar os alimentos, de plantar, as roupas que as pessoas vestem, os ornamentos que usam, tudo isso faz parte de sua maneira de viver, de sua cultura.
a) O que cada grupo humano faz à sua maneira? ______________________________________________________________________________________________________________________________
Cada grupo humano se comporta, pensa, trabalha e se distrai de maneira toda sua: as maneiras de preparar os alimentos, de plantar, as roupas que as pessoas vestem, os ornamentos que usam, tudo isso faz parte de sua maneira de viver, de sua cultura.
a) O que cada grupo humano faz à sua maneira? ______________________________________________________________________________________________________________________________
b) O que essas palavras indicam?
(
) características, qualidades
(
) nomes de seres
(
) processos, ações
5) Observe este outro fragmento.
“O Brasil era na época um reino da natureza...”
a) A palavra destacada também é verbo. O que o verbo destacado está indicando nesse caso?
( ) características, qualidades
(
) nomes de seres
(
) um estado
( ) uma ação passada
6) Sobre os modos verbais, está correta a
sequência:
I - Modo verbal que expressa ideia de certeza,
quando um fato é concluído como real;
II –Modo verbal que expressa dúvida, incerteza,
quando há poucas possibilidades de concretização da ação verbal;
III – Modo verbal que pode estar na forma
afirmativa ou na forma negativa. Expressa ideia de ordem, conselho ou pedido.
a) modo imperativo – modo subjuntivo – modo
indicativo.
b) modo imperativo – modo indicativo – modo
subjuntivo.
c) modo indicativo – modo subjuntivo – modo
imperativo.
d) modo indicativo – modo imperativo – modo
subjuntivo.
7) Observe a tirinha “Calvin e Haroldo”, de Bill Watterson, e julgue as
proposições:
Calvin e Haroldo, criação do desenhista americano Bill Watterson. Os verbos também podem ser estudados a partir da análise de tirinhas
II – A forma verbal “olhando”, no segundo quadrinho, está no modo indicativo;
III – A forma verbal “poderia”, no segundo quadrinho, está no futuro do pretérito do modo subjuntivo;
IV – A forma verbal “acharmos”, no quarto quadrinho, está no futuro do subjuntivo;
V - A forma verbal “fosse”, no quarto quadrinho, está no pretérito imperfeito do modo indicativo.
Estão corretas:
a) I e IV.
b) II, III e V.
c) I, IV e V.
d) III e V.
8) Observe a tirinha de Fernando Gonsales:

Tirinha de Fernando Gonsales, do livro Nem tudo que balança cai. São Paulo: Devir, 2003. p.16
Sobre os verbos do primeiro e segundo quadrinhos,
“abaixa, enrola, puxa, torce, vira, remexe, pula”, estão no modo verbal:
a) modo indicativo
b) modo subjuntivo
c) modo imperativo
d) modo gerúndio
9)"Com
o último trompejo do berrante, engarrafam no curral da estrada-de-ferro o
rebanho" (Guimarães Rosa). A forma verbal engarrafam se encontra no tempo:a) presente do subjuntivo
b)imperfeito do indicativo
c) pretérito perfeito do indicativo
d) presente do indicativo
e) imperativo afirmativo
10) Use I
para Modo Indicativo, II para Modo Subjuntivo e III para Modo Imperativo:
a) Espere
( ) um pouco, garoto.
b) Queres
( ) que eu volte ( ) logo?
c)
Gostaria ( ) de que todos fossem ( ) felizes.
d)
Devolvam ( ) tudo, nós lhes suplicamos. ( )
e) Quando
estiverdes ( ) com ele, resolvereis ( ) isso.
f) Não
sejam ( ) teimosos!
12) Assinale a alternativa que corresponde ao tempo do verbo
destacado:
a) Isabela chegara
em casa quando seu pai saiu.
( ) Presente do
Indicativo ( ) Futuro do Indicativo ( ) Pretérito
Mas – que - perfeito
b) Danilo e Esmeralda gostaram
da partida de basquete.
( ) Pretérito Mas –
que – perfeito ( ) Presente do
Indicativo ( ) Pretérito Perfeito
c) Eu já estava
ficando confuso com aquela situação.
( ) Pretérito Mas –
que – perfeito ( ) Pretérito Imperfeito( ) Pretérito Perfeito
d) Nós venderemos
aquela moto para comprar uma casa.
( ) Futuro do
Indicativo ( ) Presente do Indicativo ( ) Pretérito
Mas – que – perfeito
e) Eu venderia tudo
para lhe ajudar, caso você predisse.
( ) Pretérito Mas –
que – perfeito ( ) Futuro do
Indicativo ( ) Futuro do Pretérito
Gabarito?
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