Biologia - 9 ano: Alterações Cromossômicas


1)       (Enem -2015) A cariotipagem é um método que analisa células de um indivíduo para determinar seu padrão cromossômico. Essa técnica consiste na montagem fotográfica, em sequência, dos pares de cromossomos e permite identificar um indivíduo normal (46, XX ou 46, XY) ou com alguma alteração cromossômica. A investigação do cariótipo de uma criança do sexo masculino, com alterações morfológicas e comprometimento cognitivo, verificou que ela apresentava fórmula cariotípica 47, XY, +18.
A alteração cromossômica da criança pode ser classificada como:
a) estrutural, do tipo deleção.
b) numérica, do tipo euploidia.
c) numérica, do tipo poliploidia.
d) estrutural, do tipo duplicação.
e) numérica, do tipo aneuploidia.
2) (FCM-PB) As anomalias cromossômicas são bastante frequentes na população humana. Cada espécie apresenta um cariótipo típico, isto é, um conjunto de cromossomos caracterizado e identificado em número, forma e tamanho. Alterações no material genético, quantitativas ou qualitativas, podem ocorrer durante os processos de preparação para duplicação. Mesmo durante as divisões mitóticas ou meióticas acontecem irregularidades (aberrações) na divisão celular ou ocorrem ação de agentes externos como as radiações que podem cortar cromossomos. Como os cromossomos são os depositários dos genes, qualquer alteração numérica ou estrutural é capaz de modificar a expressão gênica, originando organismos anormais ou inviáveis. Qual das seguintes síndromes humanas apresenta uma monossomia?
a) Síndrome de Edwards.         b) Síndrome de Klinefelter.        c) Síndrome de Turner.
d) Síndrome de Patau.              e) Síndrome de Down.
3) Todas as alterações cromossômicas abaixo são exemplos de aneuploidia, exceto:
a) Síndrome de Down.              b) Síndrome de Turner.           c) Síndrome de Klinefelter.
d) Síndrome de Edwards.         e) Síndrome do miado do gato.
4) A síndrome de Turner trata-se de uma aneuploidia, cujo indivíduo é do sexo feminino e apresenta ovário rudimentar, pouco desenvolvimento das mamas e baixa estatura. Essa síndrome é um tipo de monossomia, que pode ser representado pela fórmula cariotípica
a) 47, XX +21     b) 47, XX +18     c) 45, Y0     d) 45, X0    e) 45, 00
5) A síndrome de Down é um caso de alteração cromossômica bastante conhecido. Essa alteração é causada pelo aumento de um cromossomo 21. Assim sendo, trata-se de
a) Monossomia.    b) Diploidia.    c) Trissomia.            d) Triploidia.      e) Monoploidia.
6) As alterações cromossômicas estruturais referem-se a modificações na morfologia dos cromossomos. Qual das alterações a seguir causa perda de material genético?
a) Deleção    b) Duplicação   c) Inversão   d) Multiplicação   e) Translocação
7) Quando observamos um cromossomo com um segmento de material genético extra, podemos afirmar que houve uma alteração cromossômica estrutural denominada
a) Deleção   b) Duplicação   c) Inversão   d) Multiplicação   e) Translocação
8) Quando falamos em evolução, referimo-nos às mudanças que ocorreram nos organismos ao longo de milhares de anos. Existem diferentes teorias que explicam essas mudanças, como é o caso da teoria proposta por Lamarck. Para esse pesquisador, a evolução ocorre em razão da ação de duas leis:
a) Mutação e seleção natural.
b) Uso e desuso e caracteres adquiridos.
c) Ancestralidade comum e seleção natural.
d) Caracteres adquiridos e fluxo gênico.
e) Recombinação genética e uso e desuso.
9) Após estudar sobre evolução na escola, Michele resolveu explicar para sua mãe o motivo pelo qual algumas lagartas são verdes. Segundo a aluna, algumas lagartas são verdes porque essa cor favorece sua sobrevivência em folhas, uma vez que são mais dificilmente avistadas por predadores. A explicação de Michele obedece à teoria evolucionista proposta por:
a) Lamarck.   b) Mendel.    c) Darwin.   d) Crick.    e) Pasteur.
10) A teoria evolucionista proposta por Darwin, apesar de possuir muitos acertos, não é capaz de explicar de maneira efetiva como as mudanças são transmitidas aos descendentes. Após a compreensão dos mecanismos genéticos, a teoria de Darwin foi complementada, o que resultou no neodarwinismo. Entre as ideias a seguir, quais foram incorporadas posteriormente à teoria?
a) seleção natural e ancestralidade comum.
b) seleção natural e seleção sexual.
c) mutação e recombinação genética.
d) DNA e RNA.
e) tradução e transcrição.
11) (UEPB-2006) “A teoria da evolução de Charles Darwin tem atualmente 146 anos. Darwin articulou a teoria completa quando publicou, na Inglaterra, seu famoso livro sobre A Origem das Espécies, sendo um dos documentos mais importantes do século XIX. Esta obra mudou completamente a visão do lugar que ocupamos na natureza ao mostrar que todas as formas da vida que hoje habitam a superfície da terra são resultados de processos evolutivos”.
Segundo a teoria da evolução, Charles Darwin baseou-se em fatos. Analise as proposições abaixo:
I. Em uma espécie, os indivíduos não são exatamente iguais, havendo diferenças que tornam alguns mais atraentes, mais fortes etc.
II. As variações e semelhanças observadas entre os animais das ilhas Galápagos sugeriram a existência de um único ancestral.
III. A seleção de indivíduos de uma espécie se faz ao acaso.
IV. Os indivíduos de uma mesma espécie não mostram muitas variações na forma e na fisiologia.
12) Assinale a alternativa correta:
a) Todas as proposições são corretas.
b) Apenas a proposição I é correta.
c) Apenas a proposição II é correta.
d) Apenas as proposições III e IV são corretas.
e) Apenas as proposições I e II são corretas.
13) (ENEM) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:
a) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.
b) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
c) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
d) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.
e) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.
14) Sabemos que Jean-Baptiste Lamarck foi um dos primeiros estudiosos que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva.
Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por lamarckismo.
a) Seleção natural e mutação.
b) Lei do uso e desuso e seleção natural.
c) Lei do uso e desuso e lei da necessidade.
d) Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.
e) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.
15) Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis, que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta:
a) Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais.
b) Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil.
c) Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu.
d) Para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14.
e) Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.
16) Sabemos que a seleção natural é um ponto importante da teoria criada por Charles Darwin. Marque a alternativa incorreta a respeito da ideia de seleção natural:
a) Segundo a teoria da seleção natural, o mais forte sobrevive.
b) Segundo Darwin, os organismos estão constantemente lutando pela sobrevivência e apenas os mais aptos sobrevivem.
c) Os seres mais aptos possuem maior chance de reproduzir-se e deixar descendentes.
d) Superbactérias são um exemplo clássico de seleção natural.


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