Hormônios Vegetais e Movimentos para Vestibular e Ensino Médio
01. (Unifor-CE) Hormônios são substâncias produzidas em pequenas quantidades em
certas partes do organismo e transportadas para outras, onde agem. São exemplos
as auxinas dos vegetais, produzidas nos ápices das raízes e caules e
transportadas para as regiões de
a) absorção.
b) reprodução.
c) divisão
celular.
d) elongação
celular.
e) diferenciação
celular.
02. (UERJ) A senescência e queda das folhas de árvores são fenômenos
observados com grande intensidade no outono, em regiões de clima temperado, quando
as noites se tornam progressivamente mais frias e os dias mais curtos.
A diminuição da
temperatura e a menor iluminação acarretam as seguintes alterações de níveis
hormonais nas folhas:
a) diminuição de
auxina e aumento de etileno
b) aumento de
auxina e diminuição de etileno
c) aumento de
giberelina e aumento de auxina
d) diminuição de
giberelina e aumento de auxina
03. (F.M.
Itajubá-MG) A poda permite a ramificação da planta em
crescimento porque:
a) Estimula a
produção de auxina.
b) Impede a chegada
de auxina nas gemas laterais.
c) Impede o
crescimento do ápice.
d) Estimula a
fotossíntese.
e) Impede o
ataque de pragas.
04.
(Unifor-CE) Uma planta, iluminada unilateralmente, cresce em
direção à fonte luminosa. Assinale a alternativa que identifica corretamente
esse tipo de crescimento e o hormônio que o determina.
a) Fototactismo
- auxina.
b) Fototactismo
- giberelina.
c) Fototropismo
- auxina.
d) Fototropismo
- giberelina.
e) Fotonastia -
auxina.
05. (UDESC) A luminosidade é um fator de grande influência no crescimento dos caules pois, normalmente, eles têm um crescimento em direção à luz, o chamado fototropismo positivo. Assinale a alternativa que contém o nome do principal hormônio vegetal envolvido no fototropismo positivo dos caules.
a) noradrenalina
b) citosina
c) giberilinas
d) auxina
e) etileno
06. (U. F. Juiz de Fora-MG) Referindo-se à influência do ambiente físico na fisiologia e comportamento dos organismos, podemos afirmar que a germinação das sementes, o florescimento de certas plantas, a migração e a muda (troca de penas) de certas aves são atividades relacionadas à (ao):
a) fotoperiodismo.
b) homeotermia.
c) controle populacional.
d) transpiração.
05. (UDESC) A luminosidade é um fator de grande influência no crescimento dos caules pois, normalmente, eles têm um crescimento em direção à luz, o chamado fototropismo positivo. Assinale a alternativa que contém o nome do principal hormônio vegetal envolvido no fototropismo positivo dos caules.
a) noradrenalina
b) citosina
c) giberilinas
d) auxina
e) etileno
06. (U. F. Juiz de Fora-MG) Referindo-se à influência do ambiente físico na fisiologia e comportamento dos organismos, podemos afirmar que a germinação das sementes, o florescimento de certas plantas, a migração e a muda (troca de penas) de certas aves são atividades relacionadas à (ao):
a) fotoperiodismo.
b) homeotermia.
c) controle populacional.
d) transpiração.
07 - (UDESC SC/2010) Os hormônios vegetais são substâncias que estimulam, inibem ou modificam os processos fisiológicos da planta. Eles podem agir à distância do
seu local de síntese e são específicos.
Associe a primeira coluna de acordo com a
segunda.
( 1 ) Auxina
( 2 ) Giberelina
( 3 ) Ácido abscísico
( 4 ) Etileno
( 5 ) Citocinina
( )
Envelhecimento vegetal, queda das folhas e amadurecimento de frutos.
( ) Divisão celular e desenvolvimento de gemas laterais.
( )
Inibição da germinação de sementes e das gemas durante condições desfavoráveis.
( )
Alongamento de caule e estímulo à formação de raízes.
( ) Estímulo à germinação de sementes.
8 - (UFV-MG) Sabe-se que os hormônios vegetais são substâncias
orgânicas, simples ou complexas, que atuam em baixíssimas concentrações, que
estimulam, inibem ou modificam, de algum modo, processos fisiológicos
específicos e que atuam à distância ou não do seu local de síntese. Associe a
segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a opção que contém a
sequência correta.
I. Auxina
II. Giberelina
III. Ácido abscísico
IV. Etileno
V. Citocinina
( ) divisão e crescimento celular
( ) amadurecimento de frutos
( ) estímulo à germinação de sementes
( ) alongamento de caule e tropismos
( ) inibição da germinação de sementes
II. Giberelina
III. Ácido abscísico
IV. Etileno
V. Citocinina
( ) divisão e crescimento celular
( ) amadurecimento de frutos
( ) estímulo à germinação de sementes
( ) alongamento de caule e tropismos
( ) inibição da germinação de sementes
a) V, II, III, IV, I
b) II, V, I, IV, III
c) V, IV, II, I, III
d) V, IV, III, I, II
e) II, I, IV, V, III
9) As
plantas são organismos sésseis, ou seja, que não se locomovem. Entretanto,
apesar de não se locomoverem, esses seres podem realizar movimentos. Um exemplo
de movimento é o observado nas raízes, que crescem normalmente em direção ao
centro da terra. Marque a alternativa que indica corretamente o nome do
fenômeno que permite esse tipo de movimento das plantas.
a)
Gravitropismo.
b)
Quimiotropismo.
c)
Fototropismo.
d)
Tigmotropismo.
e) Tactismo.
10) Alguns
movimentos realizados pelas plantas são orientados, ou seja, ocorrem seguindo a
fonte de estímulo ou se opondo a ela. Outros movimentos, no entanto, não são
orientados e ocorrem independentemente da orientação do estímulo. Observe as
alternativas abaixo e marque aquela que indica um movimento que não é
orientado.
a)
fototropismo.
b)
tigmotropismo.
c)
gravitropismo.
d)
fotonastismo.
e)
quimiotropismo.
11) Algumas
plantas, como o maracujazeiro, apresentam estruturas denominadas de gavinhas
que se aderem a diferentes tipos de suportes. Elas representam um tipo de
crescimento causado pelo estímulo de contato que recebe o nome de:
a)
gravitropismo.
b)
quimiotropismo.
c)
fototropismo.
d)
tigmotropismo.
e) tactismo.
12) A espécie vegetal Mimosa pudica, conhecida como
dormideira, apresenta a capacidade de fechar os seus folíolos ao ser tocada.
Esse movimento é consequência de um fenômeno conhecido como:
a)
fototactismo.
b)quimiotactismo.
c)
seismonastismo.
d)
tigmotropismo.
e)
fotonastismo.
13) (UFMS/2005) Assinale a alternativa correta:
a) A planta apresenta fototropismo negativo
quando o caule tende a crescer em direção à fonte de luz.
b) Quando as folhas das plantas crescem em
direção à fonte de luz, o fenômeno é denominado de geotropismo negativo.
c) Quando o caule busca uma área sem luminosidade
para o seu crescimento, o fenômeno é denominado de tigmotropismo negativo.
d) Em geral, o caule das plantas apresenta
geotropismo positivo.
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