Hormônios Vegetais e Movimentos para Vestibular e Ensino Médio

01. (Unifor-CE) Hormônios são substâncias produzidas em pequenas quantidades em certas partes do organismo e transportadas para outras, onde agem. São exemplos as auxinas dos vegetais, produzidas nos ápices das raízes e caules e transportadas para as regiões de

a) absorção.
b) reprodução.
c) divisão celular.
d) elongação celular.
e) diferenciação celular.

02. (UERJ) A senescência e queda das folhas de árvores são fenômenos observados com grande intensidade no outono, em regiões de clima temperado, quando as noites se tornam progressivamente mais frias e os dias mais curtos.

A diminuição da temperatura e a menor iluminação acarretam as seguintes alterações de níveis hormonais nas folhas:

a) diminuição de auxina e aumento de etileno
b) aumento de auxina e diminuição de etileno
c) aumento de giberelina e aumento de auxina
d) diminuição de giberelina e aumento de auxina

03. (F.M. Itajubá-MG) A poda permite a ramificação da planta em crescimento porque:

a) Estimula a produção de auxina.
b) Impede a chegada de auxina nas gemas laterais.
c) Impede o crescimento do ápice.
d) Estimula a fotossíntese.
e) Impede o ataque de pragas.

04. (Unifor-CE) Uma planta, iluminada unilateralmente, cresce em direção à fonte luminosa. Assinale a alternativa que identifica corretamente esse tipo de crescimento e o hormônio que o determina.

a) Fototactismo - auxina.
b) Fototactismo - giberelina.
c) Fototropismo - auxina.
d) Fototropismo - giberelina.
e) Fotonastia - auxina.

05. (UDESC) A luminosidade é um fator de grande influência no crescimento dos caules pois, normalmente, eles têm um crescimento em direção à luz, o chamado fototropismo positivo. Assinale a alternativa que contém o nome do principal hormônio vegetal envolvido no fototropismo positivo dos caules.

a) noradrenalina
b) citosina
c) giberilinas
d) auxina
e) etileno

06. (U. F. Juiz de Fora-MG) Referindo-se à influência do ambiente físico na fisiologia e comportamento dos organismos, podemos afirmar que a germinação das sementes, o florescimento de certas plantas, a migração e a muda (troca de penas) de certas aves são atividades relacionadas à (ao):

a) fotoperiodismo.
b) homeotermia.
c) controle populacional.
d) transpiração.

07 - (UDESC SC/2010) Os hormônios vegetais são substâncias que estimulam, inibem ou modificam os processos fisiológicos da planta. Eles podem agir à distância do seu local de síntese e são específicos.
Associe a primeira coluna de acordo com a segunda.



( 1 ) Auxina
( 2 ) Giberelina
( 3 ) Ácido abscísico
( 4 ) Etileno
( 5 ) Citocinina
(   ) Envelhecimento vegetal, queda das folhas e amadurecimento de frutos.
(   ) Divisão celular e desenvolvimento de gemas laterais.
(   ) Inibição da germinação de sementes e das gemas durante condições desfavoráveis.
(   ) Alongamento de caule e estímulo à formação de raízes.
(   ) Estímulo à germinação de sementes.



8 - (UFV-MG) Sabe-se que os hormônios vegetais são substâncias orgânicas, simples ou complexas, que atuam em baixíssimas concentrações, que estimulam, inibem ou modificam, de algum modo, processos fisiológicos específicos e que atuam à distância ou não do seu local de síntese. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a opção que contém a sequência correta.




I.   Auxina
II. Giberelina
III. Ácido abscísico
IV. Etileno
V. Citocinina

(  ) divisão e crescimento celular
(  ) amadurecimento de frutos
(  ) estímulo à germinação de sementes
(  ) alongamento de caule e tropismos
(  ) inibição da germinação de sementes




a)      V, II, III, IV, I
b)     II, V, I, IV, III
c)      V, IV, II, I, III
d)     V, IV, III, I, II
e)      II, I, IV, V, III

9) As plantas são organismos sésseis, ou seja, que não se locomovem. Entretanto, apesar de não se locomoverem, esses seres podem realizar movimentos. Um exemplo de movimento é o observado nas raízes, que crescem normalmente em direção ao centro da terra. Marque a alternativa que indica corretamente o nome do fenômeno que permite esse tipo de movimento das plantas.
a) Gravitropismo.
b) Quimiotropismo.
c) Fototropismo.
d) Tigmotropismo.
e) Tactismo.

10) Alguns movimentos realizados pelas plantas são orientados, ou seja, ocorrem seguindo a fonte de estímulo ou se opondo a ela. Outros movimentos, no entanto, não são orientados e ocorrem independentemente da orientação do estímulo. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica um movimento que não é orientado.
a) fototropismo.
b) tigmotropismo.
c) gravitropismo.
d) fotonastismo.
e) quimiotropismo.

11) Algumas plantas, como o maracujazeiro, apresentam estruturas denominadas de gavinhas que se aderem a diferentes tipos de suportes. Elas representam um tipo de crescimento causado pelo estímulo de contato que recebe o nome de:
a) gravitropismo.
b) quimiotropismo.
c) fototropismo.
d) tigmotropismo.
e) tactismo.


12) A espécie vegetal Mimosa pudica, conhecida como dormideira, apresenta a capacidade de fechar os seus folíolos ao ser tocada. Esse movimento é consequência de um fenômeno conhecido como:
a) fototactismo.
b)quimiotactismo.
c) seismonastismo.
d) tigmotropismo.
e) fotonastismo.


13) (UFMS/2005) Assinale a alternativa correta:

a) A planta apresenta fototropismo negativo quando o caule tende a crescer em direção à fonte de luz.

b) Quando as folhas das plantas crescem em direção à fonte de luz, o fenômeno é denominado de geotropismo negativo.

c) Quando o caule busca uma área sem luminosidade para o seu crescimento, o fenômeno é denominado de tigmotropismo negativo.

d) Em geral, o caule das plantas apresenta geotropismo positivo.

e) Em geral, as raízes das plantas crescem em direção ao solo, apresentando, portanto, geotropismo positivo.

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