O Mito
1 – O que significa a palavra Filosofia?
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2 – Como as pessoas explicavam o mundo antes da
formação pela Filosofia pelos gregos? Explique.
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3 - Os mitos surgiram
como uma explicação daquilo que não era compreendido. Cite duas propostas
culturais que o mito abarca.
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4. Quais fatores principais que influenciaram no surgimento
da filosofia?
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5. A atividade intelectual que se instalou na Grécia a
partir do séc. VI a.C. está substancialmente ancorada num exercício
especulativo-racional. De fato, “[...] não é mais uma atividade mítica
(porquanto o mito ainda lhe serve), mas filosófica; e isso quer dizer uma
atividade regrada a partir de um comportamento epistêmico de tipo próprio:
empírico e racional”.
SPINELLI, Miguel. Filósofos Pré-socráticos. Porto Alegre: EDIPUCRS,
1998, p. 32.
Sobre a passagem da atividade mítica para a filosófica, na
Grécia, assinale a alternativa correta.
a) A mentalidade pré-filosófica grega é expressão típica de
um intelecto primitivo, próprio de sociedades selvagens.
b) A filosofia racionalizou o mito, mantendo-o como base da
sua especulação teórica e adotando a sua metodologia.
c) A narrativa mítico-religiosa representa um meio
importante de difusão e manutenção de um saber prático fundamental para a vida
cotidiana.
d) A Ilíada e a Odisseia de Homero são expressões culturais
típicas de uma mentalidade filosófica elaborada, crítica e radical, baseada no
logos.
6. No início do século XX, estudiosos esforçaram-se em
mostrar a continuidade, na Grécia Antiga, entre mito e filosofia, opondo-se a
teses anteriores, que advogavam a descontinuidade entre ambos. A continuidade
entre mito e filosofia, no entanto, não foi entendida univocamente. Alguns
estudiosos, como Cornford e Jaeger, consideraram que as perguntas acerca da
origem do mundo e das coisas haviam sido respondidas pelos mitos e pela
filosofia nascente, dado que os primeiros filósofos haviam suprimido os
aspectos antropomórficos e fantásticos dos mitos. Ainda no século XX, Vernant,
mesmo aceitando certa continuidade entre mito e filosofia, criticou seus
predecessores, ao rejeitar a ideia de que a filosofia apenas afirmava, de outra
maneira, o mesmo que o mito.
Assim, a discussão sobre a especificidade da filosofia em
relação ao mito foi retomada. Considerando o breve histórico acima, concernente
à relação entre o mito e a filosofia nascente, assinale a opção que expressa,
de forma mais adequada, essa relação na Grécia Antiga.
a) O mito é a expressão mais acabada da religiosidade
arcaica, e a filosofia corresponde ao advento da razão liberada da
religiosidade.
b) O mito é uma narrativa em que a origem do mundo é
apresentada imaginativamente, e a filosofia caracteriza-se como explicação
racional que retoma questões presentes no mito.
c) O mito fundamenta-se no rito, é infantil, pré-lógico e
irracional, e a filosofia, também fundamentada no rito, corresponde ao
surgimento da razão na Grécia Antiga.
d) O mito descreve nascimentos sucessivos, incluída a origem
do ser, e a filosofia descreve a origem do ser a partir do dilema insuperável
entre caos e medida.
7) O que
significa a palavra physis?
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8) Quem eram os filósofos
naturalistas?
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9) Conte com suas palavras o mito
de prometeu. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Zeus ocupa o trono do
universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns
triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a
prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que
acontece com eles? Quem são eles?” (VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os
deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das
Letras, 2000. p. 56.)
O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta.
a) A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação.
b) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico-analítico para estabelecer suas verdades.
c) As explicações míticas constroem-se, de maneira argumentativa e autocrítica.
d) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.
e) A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como a lei de não-contradição.
O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta.
a) A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação.
b) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico-analítico para estabelecer suas verdades.
c) As explicações míticas constroem-se, de maneira argumentativa e autocrítica.
d) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.
e) A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como a lei de não-contradição.
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