Revoluções Burguesas


01. Foram características do Renascimento, entre outras:
A [   ] a retomada dos valores da cultura greco-romana, o antropocentrismo e a convicção de que tudo pode ser explicado pela razão e pela ciência.
B [   ] a reafirmação dos valores da cultura medieval, o deísmo e o caráter civil da produção artística.
C [   ] o repúdio aos valores da cultura clássica, o deísmo e o racionalismo.
D [   ] o repúdio aos valores da cultura medieval, o antropocentrismo e a negação de que tudo pode ser explicado pela razão e pela ciência.
E [   ] a valorização da cultura oriental, o humanismo e o caráter eclesiástico da produção artística.

02. As principais características do Renascimento são:
A [   ] Humanismo, Racionalismo e Espírito Crítico.
B [   ] Empirismo, Religiosidade e Cientificismo.
C [   ] Racionalismo, Criticismo e Religiosidade.
D [   ] Humanismo, Empirismo e Espírito Crítico.
E [   ] Todas as alternativas anteriores estão incorretas.

03. A arte do Renascimento é chamada:
A [   ] barroca, e se inspira no gótico e no românico.
B [   ] romântica, e se inspira na natureza.
C [   ] maneirista, e se inspira na objetividade.
D [   ] realista, e se inspira na subjetividade.
E [   ] clássica, e se inspira no mundo greco-romano.

04. A palavra mecenas teve sua origem anterior ao Renascimento. Explique o siginificado dessa palavra no contexto do Renascimento.
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05. Indique nomes de autores e algumas obras dos PRECURSORES DO RENASCIMENTO.
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06. Indique alguns nomes e idéias dos CIENTISTAS RENASCENTISTAS.
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07. Sobre o Renascimento cultural, é incorreto afirmar que:
A [   ] os filósofos do Renascimento consideravam que o homem era a mais importante criatura de Deus, uma vez que, por intermédio da razão, explicava e esclarecia o mundo ao seu redor.
B [   ] os renascentistas consideravam a época anterior como um tempo de trevas e obscurantismo pelas explicações eminentemente religiosas e teocêntricas.
C [   ] os renascentistas valorizavam a vida terrena e da natureza, o humano ocupando o lugar cultural até então dominado pelo divino.
D [   ] a busca da perfeição do homem renascentista aproxima-o do próprio Deus pela sua genialidade e criatividade.
E [   ] na Renascença os filósofos afastaram-se das questões políticas e da tarefa de aconselhar governantes para dedicar-se apenas ao estudo da Antiguidade Clássica.


08. O humanismo renascentista assinala, no plano das transformações intelectuais, o início dos chamados tempos modernos, podendo ser identificado por uma das seguintes proposições.
A [   ] O humanismo foi a doutrina filosófica do Renascimento e a imitação da Antiguidade greco-romana foi a sua característica marcante.
B [   ] O humanismo, ao valorizar acima de tudo a tradição clássica greco-romana, constituiu um movimento contrário ao Renascimento.
C [   ] O humanismo não teve características próprias, não foi um movimento autônomo, pois, desde o início, esteve ligado ao Renascimento.
D [   ] A valorização do homem moderno e a recusa em reconhecer todo e qualquer valor à Antiguidade Clássica eram a tônica do humanismo.
E [   ] O humanismo buscava recuperar a tradição clássica, os valores gregos e romanos, e reinterpretá-los à luz das novas preocupações culturais.

09. No início da Idade Moderna, no contexto do movimento renascentista, pode-se observar:
A [   ] a valorização da supremacia do coletivo em detrimento do individual.
B [   ] um processo de mudanças sociais que se traduziu em novas formas de pensar, sentir e agir.
C [   ] o desenvolvimento de revoluções tecnológicas advindas das novas teorias sobre a política e o poder.
D [   ] as novas concepções que justificavam o predomínio da religiosidade sobre as formas de pensamento.
E [   ] as mudanças nas formas de organização da produção agrícola e relações sociais daí decorrentes.


10. A Reforma protestante tem seus fundamentos iniciados nos estudos e na doutrina defendida por Martinho Lutero. Sobre sua atuação como líder religioso, assinale a alternativa correta.
A [   ] Martinho Lutero foi um religioso católico pregador de um novo cristianismo — o protestantismo — que apoiou os camponeses alemães na luta contra o regime de servidão.
B [   ] Martinho Lutero foi um monge agostiniano no século XVI; criticou a Igreja Católica por não aplicar o produto das indulgências às populações mais necessitadas.
C [   ] Martinho Lutero, reformador religioso, foi responsável pela tradução da Bíblia da língua latina para a língua alemã, facilitando a difusão das idéias protestantes e fundando uma nova religião.
D [   ] Martinho Lutero, líder religioso alemão, lutou para modificar preceitos e dogmas da Igreja Católica e defendeu a livre leitura da Bíblia e a preservação dos sacramentos do batismo e da eucaristia.
E [   ] Martinho Lutero recebeu apoio dos camponeses alemães; em contrapartida foi perseguido por príncipes. A religião fundada por ele foi, portanto, uma religião popular.


11. Analise a decisão da Igreja Católica sobre as indulgências, no Concilio de Trento, no século XVI.
Havendo Jesus Cristo concedido à Igreja o poder de conceder indulgência [...] ensina e ordena o sacrossanto Concílio que o uso das indulgências [...] deve conservar-se pela Igreja [...] Não obstante, deseja que se proceda com moderação na sua concessão [...] a fim de que, pela facilidade de concedê-las, não decaia a disciplina eclesiástica. E ansiando para que se emendem e corrijam os abusos que se introduziram nelas, motivo que leva os hereges a blasfemarem contra elas, estabelece [...] que se exterminem de forma absoluta todos os lucros ilícitos que se cobram dos fiéis para que as consigam; pois disto se originaram muitos abusos no povo cristão.
Adhemar Marques et al. História Moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 1997. p. 121.
O Concilio de Trento foi um acontecimento que marcou a Reforma da Igreja Católica. A decisão do concilio sobre as indulgências representou:
A [   ] a mudança de atribuições no interior da hierarquia da Igreja, que centralizava ainda mais o poder de cobrar pelas indulgências.
B [   ] a reafirmação dos princípios da Igreja diante da insubordinação dos seguidores da Companhia de Jesus, que aderiram às idéias protestantes.
C [   ] o reconhecimento público dos erros cometidos pela Igreja, resultando na reaproximação com os dissidentes.
D [   ] uma afronta para o povo pobre cristão que se utilizava da prática da Igreja de conceder as indulgências aos infiéis em troca de bens materiais.
E [   ] uma reação da Igreja aos movimentos reformistas que questionavam a concessão das indulgências como um valor para a obtenção da salvação.

12. O que foi a Santa Inquisição.
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13. Estabeleça uma relação entre indulgências e enriquecimento da Igreja e por que esses elementos fizeram parte da crítica de Martinho Lutero ao sistema religioso Católico?
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14. O Juízo final, pintado no teto da capela Sistina, e a Divina comédia são obras, respectivamente, da autoria de:
A [   ] Rafael e Boccacio.                                         B [   ] Bernini e Shakespeare.
C [   ] Michelangelo e Dante Alighieri.                                    D [   ]Tiziano e Petrarca.
E [   ] Leonardo da Vinci e Santo Tomás de Aquino.

15. Compare o Luteranismo e o Calvinismo.
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16. O nome dado ao Calvinismo na França, na Inglaterra e na Escócia foi:
A [   ] Anglicanismo.
B [   ] Huguenotes.
C [   ] Puritanismo.
D [   ] Luteranismo.
E [   ] Catolicismo.

17. O motivo do surgimento do anglicanismo foi:
A [   ] a recusa de Catarina de Aragão em casar-se com Henrique VIII.
B [   ] a recusa do papa em anular o casamento de Henrique VIII com Catarina de Aragão.
C [   ] a influência do luteranismo presente da Suíça.
D [   ] a possibilidade de retomada das terras da monarquia.
E [   ] Nenhum das alternativas anteriores estão corretas.


18. A Contra-Reforma foi:

A [   ] uma das principais características da reforma proposta por Lutero
B [   ] uma das principais características da reforma proposta por João Calvino.
C [   ] a reação da Igreja Católica frente às novas religiões.
D [   ] a reação das Monarquias Nacionais frente às conquistas territoriais da Igreja Católica.
E [   ] Nenhum das alternativas anteriores estão corretas.

19. No começo do século XVI, teve início a Reforma religiosa, com a atuação de Martinho Lutero, padre agostiniano, então em Wittenberg. Sobre as causas desse movimento, é correto afirmar que:
I. os reformados tiveram apoio da burguesia, desejosa de firmar sua atividade capitalista de obter lucros, limitados pela Igreja e indicativos de pecado.
II. um sentimento nacionalista surgira na Alemanha e no norte da Europa, passando o papa a ser visto como um estrangeiro a interferir em assuntos internos.
III. em matéria de religião ocorreu o abuso de setores do clero, com a exploração das “relíquias sagradas” e venda de indulgências.
IV. o documento inicial que desencadeou a Reforma luterana foi a Declaração de Augsburgo, redigida por Felipe de Melanchton.
V. ao tempo do início da Reforma luterana, era papa Júlio II, mecenas do Renascimento e que interpretou o ato de rebeldia de Lutero como uma simples querela de agostinianos contra dominicanos.
Estão corretas:
A [   ] III, IV e V.               B [   ] I, II e V.
C [   ] I, II, e III.                             D [   ] apenas III e V.
E [   ] apenas IV e V.

20 As transformações religiosas do século XVI, comumente conhecidas pelo nome de Reforma protestante, representaram no campo espiritual o que foi o Renascimento no plano cultural; um ajustamento de idéias e valores às transformações socioeconômicas da Europa. Entre seus principais reflexos, destacam-se:
A [   ] a expansão da educação escolástica e do poder político do papado por causa da extrema importância atribuída à Bíblia.
B [   ] o rompimento da unidade cristã, expansão das práticas capitalistas e fortalecimento do poder das monarquias.
C [   ] a diminuição da intolerância religiosa e fim das guerras provocadas por pretextos religiosos.
D [   ] a proibição da venda de indulgências, término do Índex e o fim do princípio da salvação pela e boas obras na Europa.
E [   ] a criação pela Igreja Protestante da Companhia de Jesus em moldes militares para monopolizar o ensino na América do Norte.

21. A Reforma protestante tem seus fundamentos iniciados nos estudos e na doutrina defendida por Martinho Lutero. Sobre sua atuação como líder religioso, assinale a alternativa correta.
A [   ] Martinho Lutero foi um religioso católico pregador de um novo cristianismo — o protestantismo — que apoiou os camponeses alemães na luta contra o regime de servidão.
B [   ] Martinho Lutero foi um monge agostiniano no século XVI; criticou a Igreja Católica por não aplicar o produto das indulgências às populações mais necessitadas.
C [   ] Martinho Lutero, reformador religioso, foi responsável pela tradução da Bíblia da língua latina para a língua alemã, facilitando a difusão das idéias protestantes e fundando uma nova religião.
D [   ] Martinho Lutero, líder religioso alemão, lutou para modificar preceitos e dogmas da Igreja Católica e defendeu a livre leitura da Bíblia e a preservação dos sacramentos do batismo e da eucaristia.
E [   ] Martinho Lutero recebeu apoio dos camponeses alemães; em contrapartida foi perseguido por príncipes. A religião fundada por ele foi, portanto, uma religião popular.

22. Leia o texto a seguir.
Em outubro, depois de quatro séculos de separação e de 32 anos de conversações, católicos e luteranos assinam, na Alemanha, acordo que estabelece um consenso sobre a principal questão teológica que os afastou. O documento conjunto vai explicar de que modo as duas denominações encaram hoje a salvação — o instante em que, após a morte, os cristãos se libertariam de todos os pecados e se encontrariam com Deus na eternidade.
Folha de S.Paulo, 19/set./1999, p. 17.
A tese luterana motivadora dos quatro séculos de separação afirmava que a salvação era:
A [   ] objeto exclusivo da graça, isto é, a predestinação.
B [   ] fruto das boas obras e de uma vida virtuosa.
C [   ] obtida somente pela .
D [   ] atingida pela combinação da e das boas obras.
E [   ] resultado da prática constante das orações.


1) Que Classe liderou a revolução?
a) Os baixos nobres que perderam o titulo
b) Os camponeses, Sans-Cullotes e alto clero
c) A Burguesia, os camponeses e o baixo clero
d) A burguesia e os altos nobres

2) O que foi a fase do Terror?
a) Foi uma fase onde os monarquistas, insatisfeitos, mataram muitos
b) Foi uma fase onde os Jacobinos matavam que fosse acusado de ser monarquista
c) Foi quando os Girondinos tentaram dar um golpe
d) Foi quando os monarquistas matavam quem fosse acusado de ser revolucionário

3) Quem eram os girondinos?
a) O Baixo Clero   b) A Baixa Burguesia    c) Os Camponeses   d) A Alta Burguesia

4)Qual o grande marco da revolução?
a) A tomada da prisão da Bastilha
b) A invasão ao Palácio de Versalhes
c) A Decapitação do Rei Luís XVI
d) A frase da rainha Maria Antonieta ao invadir o palácio: "Se vocês não tem pão, que comam bolo"

5) O que foi a Assembléia dos Estados Gerais?
a) Foi uma assembléia onde os jacobinos consolidaram a Constituição
b) Foi uma assembléia onde foram convocados: Clero, Nobreza e Burguesia/Camponeses
c) Foi uma assembléia composta por Planície, Girondinos e Jacobinos
d) Foi uma assembléia quando o Luís XVI queria melhorar a qualidade de vida do povo

6) Qual o Lema da Revolução Francesa?
a) Pão, Paz e Terra
b) O Homem é Lobo do Próprio Homem
c) Liberdade, Igualdade e Fraternidade
d) Sou livre e posso expressar minha opinião.

7) Quem assumiu a França após o Golpe 18 de Brumário?
a) Robespierre  b) Marat   c) Napoleão  d) Danton

8) O que foi o Golpe 18 de Brumário?
a) Foi um alto golpe para tirar os jacobinos do poder
b) Foi um golpe contra Robespierre
c) Foi um alto golpe para por Napoleão no poder
d) Foi o fim do Diretório pelo exército da Planície que poriam Napoleão como novo comandante



9) Complete a tabela com informações sobre os jacobinos, girondinos e o pântano.

Jacobinos

Girondinos

Pântano

10) Como era dividida a sociedade antes da revolução francesa? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11) Explique com suas palavras o que foi o Período do Terror. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12) As ideias iluministas foram reesposáveis por disseminar e ocasionar duas grandes revoluções, uma nas colônias da Inglaterra e outra na própria França. Quais foram elas? _______________________________________________________________________________________
13) Sobre o contexto histórico da França pré-revolução, é verdadeiro afirmar que:

A - O clero e a nobreza possuíam muitos privilégios, entre eles a isenção tributária (não pagavam impostos).
B - A estrutura social da população francesa não era estratificada.
C - Havia igualdade de direitos, sendo que não havia camadas sociais privilegiadas.
D - Não havia pobreza, nem miséria, pois existia uma justa distribuição de renda.




14) Um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa foi:
A - A decretação de leis que garantiam igualdade de direitos na França em 1789.
B - A união do clero e da burguesia em prol da derrubada da monarquia e implantação da República.
C - A Queda da Bastilha (principal prisão política da monarquia francesa) em 14 de julho de 1789.
D - O apoio de Napoleão Bonaparte ao governo do monarca Luís XVI.

15) Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa:
A - As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
B - A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
C - As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e ministros.
D - A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.

16)   "O fato relevante do período entre 1790 e 1830 é a formação da classe operária".
"Os vinte e cinco anos após 1795 podem ser considerados como os anos da contrarrevolução".
[Durante esse período] "o povo foi submetido, simultaneamente, à intensificação de duas formas intoleráveis de relação: a exploração econômica e a opressão política."
Essas frases, extraídas de A FORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA INGLESA do historiador E. P. Thompson relacionam-se ao quadro histórico decisivo na formação do mundo contemporâneo, no qual se situam
(A) a revolução comercial e a reforma protestante.
(B) o feudalismo e o liberalismo.
(C) a revolução industrial e a revolução francesa.
(D) o capitalismo e a contrarreforma.
(E) o socialismo e a revolução russa.

17)  No contexto da Revolução Francesa, a organização do Governo Revolucionário significou uma forte centralização do poder: o Comitê de Salvação Pública, eleito pela Convenção, passou a ser o efetivo órgão do Governo... . Havia ainda o Comitê de Segurança Geral, que dirigia a polícia e a justiça, sendo que estava subordinado ao Tribunal Revolucionário que tinha competência para punir, até a morte todos os suspeitos de oposição ao regime. O conjunto de medidas de exceção adotadas pelo Governo revolucionário deu margem a que essa fase da Revolução viesse a ser conhecida como:
(A) os Massacres de Setembro.
(B) o Período do Terror.
(C) o Grande Medo.
(D) O Período do Termidor.
(E) o Golpe do 18 de Brumário.

18)  (FaZU) Foram decisões do Congresso de Viena, exceto:
a) restabelecer o absolutismo na Europa
b) acabar com o sistema de colonização
c) refazer o mapa-mundi
d) bloquear o avanço do liberalismo
e) a defesa do Princípio da Legitimidade

 19) (Fuvest) Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa:
a) teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.
b) fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.
c) nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados sans-culottes.
d) foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um século, o processo econômico da França.
e) abortou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista político, impediu que a burguesia a concluísse.


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