Revoluções Burguesas
01. Foram características
do Renascimento , entre
outras:
A [ ] a retomada
dos valores da cultura
greco-romana , o antropocentrismo
e a convicção de que
tudo pode ser
explicado pela razão
e pela ciência .
B [ ] a reafirmação
dos valores da cultura
medieval , o deísmo
e o caráter civil
da produção artística .
C [ ] o repúdio
aos valores da cultura
clássica , o deísmo
e o racionalismo .
D [ ] o repúdio
aos valores da cultura
medieval , o antropocentrismo
e a negação de que
tudo pode ser
explicado pela razão
e pela ciência .
E [ ] a valorização da cultura
oriental , o humanismo
e o caráter eclesiástico
da produção artística .
02. As principais
características do Renascimento
são :
A [ ] Humanismo ,
Racionalismo e Espírito
Crítico .
B [ ] Empirismo ,
Religiosidade e Cientificismo .
C [ ] Racionalismo ,
Criticismo e Religiosidade.
D [ ] Humanismo ,
Empirismo e Espírito
Crítico .
E [ ] Todas as alternativas
anteriores estão incorretas.
03. A arte
do Renascimento é chamada :
A [ ] barroca ,
e se inspira no gótico e no românico .
B [ ] romântica, e se inspira na natureza .
C [ ] maneirista ,
e se inspira na objetividade .
D [ ] realista, e se inspira na subjetividade.
E [ ] clássica ,
e se inspira no mundo greco-romano .
04. A palavra
mecenas teve sua
origem anterior
ao Renascimento . Explique o siginificado dessa palavra no contexto
do Renascimento .
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05. Indique nomes
de autores e algumas obras dos PRECURSORES
DO RENASCIMENTO .
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06. Indique alguns
nomes e idéias
dos CIENTISTAS RENASCENTISTAS .
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
07. Sobre
o Renascimento cultural, é incorreto
afirmar que :
A [ ] os filósofos do Renascimento
consideravam que o homem
era a mais
importante criatura
de Deus , uma vez
que , por
intermédio da razão ,
explicava e esclarecia o mundo ao seu redor .
B [ ] os renascentistas
consideravam a época anterior
como um
tempo de trevas
e obscurantismo pelas explicações eminentemente
religiosas e teocêntricas.
C [ ] os renascentistas
valorizavam a vida terrena
e da natureza , o humano
ocupando o lugar cultural até então
dominado pelo divino .
D [ ] a busca
da perfeição do homem
renascentista aproxima-o do próprio Deus pela sua genialidade e criatividade .
E [ ] na Renascença
os filósofos afastaram-se das questões políticas e da tarefa
de aconselhar governantes
para dedicar-se apenas
ao estudo da Antiguidade
Clássica .
08. O humanismo
renascentista assinala, no plano das transformações intelectuais ,
o início dos chamados tempos modernos ,
podendo ser identificado por
uma das seguintes proposições .
A [ ] O humanismo
foi a doutrina filosófica do Renascimento e a imitação
da Antiguidade greco-romana
foi a sua característica
marcante .
B [ ] O humanismo ,
ao valorizar acima
de tudo a tradição
clássica greco-romana ,
constituiu um movimento
contrário ao Renascimento .
C [ ] O humanismo
não teve características
próprias, não foi um
movimento autônomo ,
pois , desde o
início , esteve ligado ao Renascimento .
D [ ] A valorização do homem
moderno e a recusa em
reconhecer todo
e qualquer valor
à Antiguidade Clássica
eram a tônica do humanismo .
E [ ] O humanismo
buscava recuperar a tradição
clássica , os valores
gregos e romanos ,
e reinterpretá-los à luz das novas preocupações
culturais.
09. No início
da Idade Moderna ,
no contexto do movimento
renascentista , pode-se observar :
A [ ] a valorização da supremacia
do coletivo em
detrimento do individual .
B [ ] um processo de mudanças sociais
que se traduziu em
novas formas
de pensar , sentir e agir .
C [ ] o desenvolvimento
de revoluções tecnológicas advindas das novas teorias sobre a política
e o poder .
D [ ] as novas
concepções que
justificavam o predomínio da religiosidade sobre as formas
de pensamento .
E [ ] as mudanças nas formas
de organização da produção
agrícola e relações
sociais daí decorrentes.
10. A Reforma protestante
tem seus fundamentos
iniciados nos
estudos e na doutrina
defendida por Martinho Lutero. Sobre sua atuação como líder religioso ,
assinale a alternativa correta .
A [ ] Martinho Lutero foi um
religioso católico
pregador de um
novo cristianismo
— o protestantismo — que apoiou os
camponeses alemães na luta contra o regime de servidão .
B [ ] Martinho Lutero foi um
monge agostiniano
no século XVI; criticou a Igreja Católica
por não
aplicar o produto
das indulgências às populações
mais necessitadas.
C [ ] Martinho Lutero, reformador
religioso , foi responsável
pela tradução
da Bíblia da língua
latina para a
língua alemã, facilitando a difusão das idéias
protestantes e fundando uma nova religião .
D [ ] Martinho Lutero, líder
religioso alemão ,
lutou para modificar preceitos e dogmas
da Igreja Católica
e defendeu a livre leitura
da Bíblia e a preservação
dos sacramentos do batismo
e da eucaristia .
E [ ] Martinho Lutero recebeu apoio
dos camponeses alemães ; em contrapartida
foi perseguido por príncipes .
A religião fundada por
ele foi, portanto ,
uma religião popular .
11. Analise a decisão da Igreja
Católica sobre
as indulgências , no Concilio de Trento,
no século XVI.
Havendo
Jesus Cristo concedido à Igreja o poder de conceder indulgência
[...] ensina e ordena o sacrossanto Concílio
que o uso
das indulgências [...] deve conservar-se
pela Igreja
[...] Não obstante ,
deseja que
se proceda com moderação na sua concessão
[...] a fim de que ,
pela facilidade
de concedê-las, não decaia a disciplina eclesiástica .
E ansiando para que
se emendem e corrijam os abusos que se introduziram nelas, motivo
que leva
os hereges a blasfemarem contra elas ,
estabelece [...] que se exterminem de forma absoluta todos os lucros
ilícitos que
se cobram dos fiéis para que
as consigam; pois disto se originaram muitos abusos
no povo cristão .
Adhemar
Marques et al. História Moderna através
de textos . São
Paulo: Contexto , 1997. p. 121.
O Concilio de Trento foi um acontecimento
que marcou a Reforma da Igreja Católica .
A decisão do concilio sobre as indulgências
representou:
A [ ] a mudança
de atribuições no interior
da hierarquia da Igreja ,
que centralizava ainda
mais o poder
de cobrar pelas indulgências .
B [ ] a reafirmação
dos princípios da Igreja
diante da insubordinação
dos seguidores da Companhia
de Jesus, que aderiram às idéias protestantes .
C [ ] o reconhecimento
público dos erros
cometidos pela Igreja ,
resultando na reaproximação com os dissidentes .
D [ ] uma afronta para o povo pobre cristão que se utilizava da prática
da Igreja de conceder
as indulgências aos infiéis em troca de bens materiais .
E [ ] uma reação
da Igreja aos movimentos
reformistas que questionavam a concessão das indulgências
como um
valor para a obtenção da salvação.
12. O que
foi a Santa Inquisição .
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13. Estabeleça uma relação entre indulgências e enriquecimento da Igreja
e por que
esses elementos
fizeram parte da crítica
de Martinho Lutero ao sistema religioso Católico ?
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14. O Juízo
final , pintado
no teto da capela
Sistina, e a Divina comédia
são obras ,
respectivamente , da autoria de:
A [ ] Rafael e Boccacio. B [ ] Bernini e Shakespeare.
C [ ] Michelangelo e Dante Alighieri. D [ ]Tiziano e Petrarca.
E [ ] Leonardo da Vinci e Santo
Tomás de Aquino.
15. Compare o Luteranismo e o Calvinismo .
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16. O nome
dado ao Calvinismo
na França, na Inglaterra e na Escócia foi:
A [ ] Anglicanismo .
B [ ] Huguenotes.
C [ ] Puritanismo.
D [ ] Luteranismo .
E [ ] Catolicismo .
17. O motivo
do surgimento do anglicanismo
foi:
A [ ] a recusa de Catarina de Aragão em casar-se com
Henrique VIII.
B [ ] a recusa do papa
em anular o casamento de Henrique VIII com
Catarina de Aragão.
C [ ] a influência do
luteranismo presente
da Suíça .
D [ ] a possibilidade de retomada
das terras da monarquia.
E [ ] Nenhum
das alternativas anteriores
estão corretas.
18. A Contra-Reforma foi:
A [ ] uma das principais
características da reforma proposta por
Lutero
B [ ] uma das principais
características da reforma proposta por
João Calvino.
C [ ] a reação
da Igreja Católica
frente às novas
religiões .
D [ ] a reação
das Monarquias Nacionais frente às conquistas
territoriais da Igreja
Católica .
E [ ] Nenhum
das alternativas anteriores
estão corretas.
19. No começo
do século XVI, teve início
a Reforma religiosa , com a atuação
de Martinho Lutero, padre agostiniano , então
em Wittenberg. Sobre
as causas desse movimento ,
é correto afirmar
que :
I. os reformados tiveram apoio da burguesia ,
desejosa de firmar sua
atividade capitalista
de obter lucros ,
limitados pela Igreja
e indicativos de pecado .
II. um
sentimento nacionalista surgira na
Alemanha e no norte da Europa, passando o papa a ser visto como um estrangeiro
a interferir em
assuntos internos .
III. em
matéria de religião
ocorreu o abuso de setores
do clero , com
a exploração das “relíquias
sagradas” e venda de indulgências .
IV. o documento
inicial que
desencadeou a Reforma luterana foi a Declaração de Augsburgo, redigida por
Felipe de Melanchton.
V. ao tempo
do início da Reforma luterana , era papa Júlio II, mecenas
do Renascimento e que
interpretou o ato de rebeldia
de Lutero como uma simples
querela de agostinianos contra dominicanos.
Estão corretas:
A [ ] III, IV e V. B [ ] I, II e
V.
C [ ] I, II, e III. D [
] apenas III e V.
E [ ] apenas
IV e V.
20 As transformações religiosas
do século XVI, comumente conhecidas pelo nome de Reforma protestante , representaram no campo
espiritual o que
foi o Renascimento no plano
cultural; um ajustamento de idéias e valores
às transformações socioeconômicas da Europa. Entre
seus principais
reflexos , destacam-se:
A [ ] a expansão
da educação escolástica
e do poder político
do papado por
causa da extrema
importância atribuída à Bíblia .
B [ ] o rompimento
da unidade cristã, expansão
das práticas capitalistas
e fortalecimento do poder
das monarquias.
C [ ] a diminuição
da intolerância religiosa
e fim das guerras
provocadas por pretextos
religiosos .
D [ ] a proibição da venda de indulgências ,
término do Índex
e o fim do princípio
da salvação pela fé
e boas obras na Europa.
E [ ] a criação
pela Igreja
Protestante da Companhia
de Jesus em moldes
militares para
monopolizar o ensino
na América do Norte .
21. A Reforma protestante
tem seus fundamentos
iniciados nos
estudos e na doutrina
defendida por Martinho Lutero. Sobre sua atuação como líder religioso ,
assinale a alternativa correta .
A [ ] Martinho Lutero foi um
religioso católico
pregador de um
novo cristianismo
— o protestantismo — que apoiou os
camponeses alemães na luta contra o regime de servidão .
B [ ] Martinho Lutero foi um
monge agostiniano
no século XVI; criticou a Igreja Católica
por não
aplicar o produto
das indulgências às populações
mais necessitadas.
C [ ] Martinho Lutero, reformador
religioso , foi responsável
pela tradução
da Bíblia da língua
latina para a
língua alemã, facilitando a difusão das idéias
protestantes e fundando uma nova religião .
D [ ] Martinho Lutero, líder
religioso alemão ,
lutou para modificar preceitos e dogmas
da Igreja Católica
e defendeu a livre leitura
da Bíblia e a preservação
dos sacramentos do batismo
e da eucaristia .
E [ ] Martinho Lutero recebeu apoio
dos camponeses alemães ; em contrapartida
foi perseguido por príncipes .
A religião fundada por
ele foi, portanto ,
uma religião popular .
22. Leia o texto
a seguir .
A tese
luterana motivadora dos quatro séculos
de separação afirmava que a salvação era :
A [ ] objeto
exclusivo da graça ,
isto é, a predestinação .
B [ ] fruto
das boas obras e de uma vida virtuosa .
C [ ] obtida somente pela fé .
D [ ] atingida pela
combinação da fé
e das boas obras .
E [ ] resultado
da prática constante
das orações .
1)
Que Classe liderou a revolução?
a)
Os baixos nobres que perderam o titulo
b)
Os camponeses, Sans-Cullotes e alto clero
c)
A Burguesia, os camponeses e o baixo clero
d)
A burguesia e os altos nobres
2)
O que foi a fase do Terror?
a)
Foi uma fase onde os monarquistas, insatisfeitos, mataram muitos
b)
Foi uma fase onde os Jacobinos matavam que fosse acusado de ser monarquista
c)
Foi quando os Girondinos tentaram dar um golpe
d)
Foi quando os monarquistas matavam quem fosse acusado de ser revolucionário
3)
Quem eram os girondinos?
a)
O Baixo Clero b) A Baixa Burguesia c) Os Camponeses d) A Alta Burguesia
4)Qual
o grande marco da revolução?
a)
A tomada da prisão da Bastilha
b)
A invasão ao Palácio de Versalhes
c)
A Decapitação do Rei Luís XVI
d)
A frase da rainha Maria Antonieta ao invadir o palácio: "Se vocês não tem
pão, que comam bolo"
5)
O que foi a Assembléia dos Estados Gerais?
a)
Foi uma assembléia onde os jacobinos consolidaram a Constituição
b)
Foi uma assembléia onde foram convocados: Clero, Nobreza e Burguesia/Camponeses
c)
Foi uma assembléia composta por Planície, Girondinos e Jacobinos
d)
Foi uma assembléia quando o Luís XVI queria melhorar a qualidade de vida do
povo
6)
Qual o Lema da Revolução Francesa?
a)
Pão, Paz e Terra
b)
O Homem é Lobo do Próprio Homem
c)
Liberdade, Igualdade e Fraternidade
d)
Sou livre e posso expressar minha opinião.
7)
Quem assumiu a França após o Golpe 18 de Brumário?
a)
Robespierre b) Marat c) Napoleão
d) Danton
8)
O que foi o Golpe 18 de Brumário?
a)
Foi um alto golpe para tirar os jacobinos do poder
b)
Foi um golpe contra Robespierre
c)
Foi um alto golpe para por Napoleão no poder
d)
Foi o fim do Diretório pelo exército da Planície que poriam Napoleão como novo
comandante
9)
Complete a tabela com informações sobre os jacobinos, girondinos e o pântano.
Jacobinos
|
|
Girondinos
|
|
Pântano
|
|
10)
Como era dividida a sociedade antes da revolução francesa?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11)
Explique com suas palavras o que foi o Período do Terror.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12)
As ideias iluministas foram reesposáveis por disseminar e ocasionar duas
grandes revoluções, uma nas colônias da Inglaterra e outra na própria França.
Quais foram elas?
_______________________________________________________________________________________
13) Sobre o contexto histórico da
França pré-revolução, é verdadeiro afirmar que:
A
- O clero e a nobreza possuíam muitos privilégios, entre eles a isenção tributária
(não pagavam impostos).
B
- A estrutura social da população francesa não era estratificada.
C
- Havia igualdade de direitos, sendo que não havia camadas sociais
privilegiadas.
D
- Não havia pobreza, nem miséria, pois existia uma justa distribuição de renda.
14) Um dos fatos históricos mais
importantes da Revolução Francesa foi:
A
- A decretação de leis que garantiam igualdade de direitos na França em 1789.
B
- A união do clero e da burguesia em prol da derrubada da monarquia e
implantação da República.
C
- A Queda da Bastilha (principal prisão política da monarquia francesa) em 14
de julho de 1789.
D
- O apoio de Napoleão Bonaparte ao governo do monarca Luís XVI.
15) Podemos apontar como uma das
principais causas da Revolução Francesa:
A
- As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
B
- A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema
político da França.
C
- As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca
e ministros.
D
- A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e
trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela
monarquia absolutista.
16) "O fato relevante do período entre 1790
e 1830 é a formação da classe operária".
"Os vinte e cinco anos após 1795 podem ser considerados como os anos da contrarrevolução".
[Durante esse período] "o povo foi submetido, simultaneamente, à intensificação de duas formas intoleráveis de relação: a exploração econômica e a opressão política."
Essas frases, extraídas de A FORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA INGLESA do historiador E. P. Thompson relacionam-se ao quadro histórico decisivo na formação do mundo contemporâneo, no qual se situam
(A) a revolução comercial e a reforma protestante.
(B) o feudalismo e o liberalismo.
(C) a revolução industrial e a revolução francesa.
(D) o capitalismo e a contrarreforma.
(E) o socialismo e a revolução russa.
"Os vinte e cinco anos após 1795 podem ser considerados como os anos da contrarrevolução".
[Durante esse período] "o povo foi submetido, simultaneamente, à intensificação de duas formas intoleráveis de relação: a exploração econômica e a opressão política."
Essas frases, extraídas de A FORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA INGLESA do historiador E. P. Thompson relacionam-se ao quadro histórico decisivo na formação do mundo contemporâneo, no qual se situam
(A) a revolução comercial e a reforma protestante.
(B) o feudalismo e o liberalismo.
(C) a revolução industrial e a revolução francesa.
(D) o capitalismo e a contrarreforma.
(E) o socialismo e a revolução russa.
17) No contexto da Revolução Francesa, a
organização do Governo Revolucionário significou uma forte centralização do
poder: o Comitê de Salvação Pública, eleito pela Convenção, passou a ser o
efetivo órgão do Governo... . Havia ainda o Comitê de Segurança Geral, que
dirigia a polícia e a justiça, sendo que estava subordinado ao Tribunal
Revolucionário que tinha competência para punir, até a morte todos os suspeitos
de oposição ao regime. O conjunto de medidas de exceção adotadas pelo Governo
revolucionário deu margem a que essa fase da Revolução viesse a ser conhecida
como:
(A) os Massacres de Setembro.
(B) o Período do Terror.
(C) o Grande Medo.
(D) O Período do Termidor.
(E) o Golpe do 18 de Brumário.
(A) os Massacres de Setembro.
(B) o Período do Terror.
(C) o Grande Medo.
(D) O Período do Termidor.
(E) o Golpe do 18 de Brumário.
18) (FaZU) Foram decisões do Congresso de Viena,
exceto:
a)
restabelecer o absolutismo na Europa
b)
acabar com o sistema de colonização
c)
refazer o mapa-mundi
d)
bloquear o avanço do liberalismo
e)
a defesa do Princípio da Legitimidade
19) (Fuvest) Do ponto de vista social, pode-se
afirmar, sobre a Revolução Francesa:
a)
teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só
classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.
b)
fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o
retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.
c)
nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma
camponesa e uma popular urbana, a dos chamados sans-culottes.
d)
foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas
propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um século, o processo
econômico da França.
e)
abortou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da
riqueza, quanto do ponto de vista político, impediu que a burguesia a
concluísse.
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